Aesp capacita policiais civis no Combate à Lavagem de Dinheiro e Crimes Cibernéticos

6 de outubro de 2023 - 12:03 # # # # #

A Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp/CE) vem ampliando, neste mês de outubro, a formação dos policiais civis do Ceará. Dois cursos estão em andamento, com os temas “Investigação em Ambiente Cibernético” e “Combate à Lavagem de Dinheiro”, com carga horária de 40 horas/aula.

O Curso de Investigação em Ambiente Cibernético tem como objetivo a capacitação dos agentes da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) para emprego de técnicas de investigação de crimes cometidos em ambiente cibernético ou com auxílio de ferramentas tecnológicas de forma prática. Já o Curso Combate à Lavagem de Dinheiro prevê o aprimoramento das técnicas investigativas a serem desenvolvidas pela Polícia Civil relacionadas à legislação que trata sobre os crimes desta natureza.

“Esses cursos são de fundamental importância, haja vista que capacitam os policiais civis a atuarem, com ainda mais eficiência, na repressão ao crime organizado em sua esfera financeira, bem como na repressão aos crimes perpetrados em ambiente virtual, possibilitando que os agentes de segurança pública prestem à sociedade um serviço público célere e de qualidade dentro desses eixos temáticos”, afirma o diretor-geral da Aesp, Leonardo Barreto.

O treinamento referente à Investigação em Ambiente Cibernético tem duas disciplinas: Fundamentos de Investigação Cibernética e Procedimentos de Investigação Cibernética. Em paralelo, cinco disciplinas compõem a formação sobre Lavagem de Dinheiro: Aspectos Introdutórios da investigação de Crime de Lavagem de Dinheiro, Fundamentos investigação de Crime de Lavagem de Dinheiro, Instrumentos de Investigação de Crime de Lavagem de Dinheiro, Procedimentos Básicos na Investigação de Crime de Lavagem de Dinheiro e Análise Simulada.

Responsável pelos trabalhos de polícia judiciária, a PC-CE será extremamente beneficiada com a entrega de mais servidores qualificados para prevenção e combate aos crimes relacionados aos cursos ofertados. “Essa é a quarta turma de um curso (Lavagem de Dinheiro) e a segunda do outro (Crimes Cibernéticos). São formações importantes, necessárias, atuais, imprescindíveis para o tipo de crime e de criminoso que se tem hoje”, reforça o delegado.