PC-CE participa de II Encontro Técnico de Recuperação de Ativos do MJSP em Brasília

29 de setembro de 2023 - 17:54 # # # # #

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), participou do II Encontro Técnico de Recuperação de Ativos, evento realizado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). O encontro ocorreu nos dias 28 e 29 de setembro e reuniu cerca de 50 gestores das policiais civis de diversos estados em Brasília, na sede do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

A comitiva cearense no encontro contou a delegada-geral adjunta da PC-CE, Teresa Cruz; a diretora do Departamento de Recuperação de Ativos (DRA), delegada Ivana Marques; e o coordenador do Núcleo de Gestão e Recuperação de Ativos da PC-CE, delegado Lucas Saldanha de Aragão.

O objetivo do evento foi dar continuidade e consolidar os trabalhos iniciados na primeira edição do encontro visando a proposição de uma política nacional de recuperação de ativos. Além de ser uma oportunidade de integração efetiva entre os estados, por meio de uma visão mais ampla acerca dos principais desafios encontrados na temática, tendo também tem como finalidade o mapeamento de todas as fases e etapas do fluxo da recuperação de ativos, identificação dos ativos, apreensão, administração, alienação e a destinação dos bens.

O evento contou com a participação do secretário nacional de Segurança Pública do MJSP, Francisco Tadeu Barbosa de Alencar; do secretário nacional de Justiça, Augusto Botelho; da secretária nacional de Políticas sobre Drogas, Marta Rodriguez; e do diretor de Operações Integradas e de Inteligência da Senasp, Romano Costa.

O MJSP atua no enfrentamento à criminalidade no país, com foco na descapitalização das organizações criminosas e na integração das Forças de Segurança Pública.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, publicou, em junho, durante a realização do I Encontro Técnico, a portaria que cria grupo de trabalho com a finalidade de elaborar diretrizes e construir uma política nacional de recuperação de ativos advindos de apreensões realizadas por operações de segurança pública contra o crime organizado. O grupo teve o prazo de 90 dias para apresentar e formalizar as propostas.

Nesse evento, o grupo se reuniu novamente para trocar experiências que subsidiarão a criação de uma rede de recuperação de ativos, bem como definir os alicerces e mecanismos de funcionamento para a criação da política nacional sobre o tema no país.