SSPDS e Sedih discutem acordos de cooperação para apoio a vítimas de grupos vulneráveis

31 de julho de 2023 - 18:31 # # # #

Com o objetivo de aprimorar o atendimento das ocorrências envolvendo vítimas pertencentes a grupos vulneráveis, representantes da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) participaram, na tarde desta segunda-feira (31), de uma reunião com uma comitiva da Secretaria dos Direitos Humanos (Sedih). No encontro, foram discutidos temas como o alinhamento entre as pastas e o aprimoramento da capacitação dos profissionais da Segurança Pública para o atendimento de vítimas de grupos vulneráveis.

A reunião foi realizada na sede da SSPDS, no bairro São Gerardo – Área Integrada de Segurança 4 (AIS 4), e também possibilitou a discussão sobre a elaboração de termos de cooperação para a troca de informações e a integração entre as secretarias, por meio das plataformas de cada pasta.

O titular da SSPDS, Samuel Elânio, destacou a importância do alinhamento entre as secretarias. “Hoje tivemos a presença da secretária de Direitos Humanos, Socorro França, e da sua equipe, secretários executivos, onde foram tratados diversos pontos relacionados a grupos vulneráveis e estabelecemos algumas diretrizes a serem tomadas, tanto pela Sedih como pela SSPDS”, afirmou.

O secretário ressaltou ainda que o alinhamento visa o aprimoramento da capacitação dos profissionais da segurança. “Com base nas diretrizes estabelecidas, poderemos firmar um acordo de cooperação no sentido de formar profissionais para o melhor atendimento das vítimas integrantes de grupos vulneráveis, bem como a troca de informações de dados com a Supesp (Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública) e, ao mesmo tempo, fazer uso de toda a estrutura da Segurança Pública. Com isso, poderemos dar uma resposta mais rápida a esse tipo de crime que atinge todos os vulneráveis, desde as crianças, adolescentes, mulheres, idosos”, concluiu Samuel Elânio.

A gestora da Sedih, Socorro França, reforçou a integração entre as pastas. “A Secretaria dos Direitos Humanos trabalha com pautas que perpassam todas as outras pastas, então acreditamos muito que juntos podemos nos fortalecer. Nós fizemos questão de buscar a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social para que unidos possamos construir uma segurança pública cada vez mais humanizada, criando políticas públicas de impacto para a sociedade cearense e dando respostas efetivas para a população”, declarou a titular da Sedih.

Estiveram presentes no encontro: o secretário da SSPDS, Samuel Elânio; a secretária da Sedih, Socorro França; o coordenador da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol/SSPDS), Harley Filho; o coordenador da Coordenadoria de Inteligência (Coin/SSPDS), Nelson Pimentel; a diretora do Departamento de Proteção aos Grupos Vulneráveis (DPGV) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), delegada Janaína Braga.

Também participaram do encontro: a secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna da Sedih, Ana Aragão; o secretário executivo de Direitos Humanos, Jovanil Oliveira; o coordenador do Observatório OiSol, Humberto Bezerra; a supervisora do Núcleo de Assessoria dos Programas de Proteção, Rachel Saraiva; e as representantes da Célula de Atenção à Vítima de Violência, Arlete Silveira e Camille Albuquerque.