Homem é preso e submetralhadora artesanal é apreendida na Granja Portugal durante Operação Focus

31 de março de 2023 - 14:00 # # # # # # # # # #

Pontos estratégicos da Área Integrada de Segurança 2 (AIS 2) de Fortaleza receberam, nessa quinta-feira (30), a Operação Focus. A ofensiva deflagrada pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) contou com 65 agentes das Forças de Segurança nos bairros Conjunto Ceará II, Granja Portugal, Granja Lisboa e Bom Jardim. Na ocasião, um suspeito foi preso e uma submetralhadora artesanal foi apreendida.

“A Operação Focus tem por escopo atuar nos bairros de maior conflito em Fortaleza e na Região Metropolitana, tendo como base estudos de dados fornecidos pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da SSPDS”, justifica o coordenador de Planejamento Operacional (Copol), Harley Filho. O objetivo é combater os Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) e Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVPs) em toda área de atuação.

Para atingir o intento, a Focus cumpre mandados de prisões, checa endereços de suspeitos, divulga panfletos do Disque-Denúncia e, principalmente, realiza abordagens a veículos e pessoas em atitudes suspeitas.

De acordo com dados fornecidos pelas equipes da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) e da Polícia Militar do Ceará (PMCE), 149 indivíduos e 63 veículos foram abordados, num único dia, durante a edição da Focus na AIS 2. Desses, 19 possuíam histórico criminal.

Prisão e apreensão

Uma das abordagens resultou na prisão de um homem, de 26 anos, e na apreensão de uma submetralhadora artesanal calibre 40 na Granja Portugal. Na ocasião, uma equipe da Polícia Militar realizava o patrulhamento das ruas do bairro quando um suspeito, sentado na calçada, se levantou e tentou entrar em uma residência ao avistar a viatura policial. Durante a abordagem, ele foi identificado como Rene Ferreira de Sousa, com passagem por receptação.

Após autorização para entrada na casa, os policiais militares deram início às buscas. No quarto de Rene, embaixo do guarda-roupas, foram encontrados uma metralhadora artesanal calibre 40 e um carregador. As buscas continuaram, quando a composição policial localizou um segundo carregador da arma de fogo na garagem do imóvel, no mesmo local onde funciona uma oficina mecânica.

Diante dos fatos, Rene, a submetralhadora artesanal e os dois carregadores foram conduzidos ao 32º Distrito Policial (32º DP). Ele foi autuado por posse ilegal de arma de fogo na unidade plantonista da Polícia Civil que cobre a área e colocado à disposição da Justiça. O caso foi transferido para o 12º Distrito Policial, unidade da PC-CE que cobre a área e é responsável pelas investigações.

Mobilização e fiscalização

A Operação Focus é conduzida pela Copol da SSPDS. Na edição desta quinta-feira (30), foram empregados homens e mulheres do Comando Tático Motorizado (Cotam), do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), do Batalhão de Policiamento de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE), do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA), do Regimento de Polícia Montada (RPMont) e da Força Tática (FT) da Polícia Militar do Ceará (PMCE).

Além deles, contribuíram com a operação, policiais civis do 12º e do 32º Distritos Policiais (12º e 32º DP) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) e equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE); da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), da Coordenadoria de Inteligência (Coin), ambas da SSPDS, e do Departamento Estadual de Trânsito do Estado do Ceará (Detran/CE).

Por parte do Corpo de Bombeiros Militar, foram fiscalizados 11 estabelecimentos comerciais, sendo dois desses notificados por estarem com algum tipo de irregularidade. “Nos casos de fiscalização de estabelecimentos comerciais, nós atuamos, preferencialmente, nos locais que possuem histórico de utilização de som alto”, conclui o coordenador da Copol, Harley Filho.