Operação Domus realiza segunda ofensiva no Cidade Jardim II em menos de um mês

20 de setembro de 2021 - 10:41 # # # # # #

Em menos de um mês, o residencial Cidade Jardim II, no bairro José Walter, Área Integrada de Segurança 9 (AIS 9) de Fortaleza, recebeu duas edições da Operação Domus, ofensiva conduzida pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS/CE). Após a primeira edição, realizada em 27 de agosto de 2021, a força-tarefa retornou ao conjunto habitacional nesta sexta-feira (17).

Durante a 14ª edição da ofensiva, as Forças de Segurança do Ceará, com apoio de fiscais da Enel Distribuição Ceará, realizaram 70 inspeções e detectaram 26 irregularidades. Duas pessoas foram conduzidas a uma delegacia da Polícia Civil por crime de furto de energia, onde prestaram depoimento. Um inquérito foi instaurado para investigar o caso. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran/CE) abordou 168 veículos, com o registro de 53 autos de infração e 10 motocicletas apreendidas por irregularidades.

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) fiscalizou 63 blocos do residencial e três estabelecimentos foram notificados por irregularidades. Durante a vistoria, foram identificados problemas relacionados à obstrução de saídas, ausência de extintores e luminárias de emergência, entre outros.

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), auxiliando as Forças da SSPDS/CE, realizou dez fiscalizações para verificar a integridade da tornozeleira e situação legal do apenado. Em meio às fiscalizações, um grupo foi abordado por apresentar conduta suspeita. Com um deles, um homem de 19 anos, os policiais penais encontraram uma quantidade de entorpecentes. O suspeito informou aos agentes o ponto em que escondia mais drogas. Durante uma busca, os agentes encontraram mais entorpecentes, prontos para comercialização. Ao todo, foram apreendidas 90 trouxinhas de maconha.

Outras Edições

Em dois meses, a Operação Domus já realizou 14 edições, seis delas no bairro José Walter, que compreende os residenciais Cidade Jardim I e II. Ainda em Fortaleza, também receberam edições da força-tarefa: Alameda das Palmeiras I e II, Vila do Mar III e Miguel Arraes . Além da capital, conjuntos habitacionais de Pacatuba,  e recentemente Sobral, também participaram da ofensiva.

Operação Domus

A operação tem por finalidade detectar irregularidades relacionadas a ameaças recebidas por moradores, furto de energia, pessoas com mandado de prisão em aberto e outras situações encontradas durante a ofensiva, como construções irregulares em áreas comuns dos moradores. As ações também visam reforçar saturações preventivas e fiscalização de indivíduos monitorados por tornozeleiras eletrônicas.

Domus é um termo em latim que significa domicílio. Com isso, a Operação Domus, deflagrada pela SSPDS, busca manter a sensação de acolhimento e bem-estar em conjuntos habitacionais.