Condenado a 45 anos de prisão por homicídios é preso após trabalho de inteligência da SSPDS e vinculadas

3 de março de 2021 - 19:36 # # # # # #

Mais uma prisão interestadual, que teve como destaque o trabalho de inteligência da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ocorreu na noite dessa terça-feira (2). Francisco Mauro Gean de Lima, 36 anos, investigado por participação em um grupo criminoso no Ceará foi preso na cidade de Apodi, no Rio Grande do Norte. Além de mandados em aberto, o cearense é réu condenado a 45 anos e três meses de prisão pela prática dos crimes de dois homicídios, porte ilegal de arma de fogo de uso permitido e uso de documento falso.

O trabalho foi desencadeado após a troca de informações entre a Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS, do Comando Tático Rural (Cotar) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e da Delegacia Municipal de Morada Nova da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE). Gean foi encontrado na localidade de Agrovila Palmares, em Apodi/RN. Conforme o trabalho de investigação e inteligência, ele é suspeito de chefiar uma célula criminosa com atuação na Região do Sertão Central do Ceará, mais especificamente em cidades como Ibicuitinga, Morada Nova e Quixadá. O seu papel no grupo consistia na prática de homicídios e o tráfico de drogas.

Além das condenações, contra ele também há um mandado de prisão preventiva por tentativa de homicídio qualificado e por tráfico de drogas; e outro mandado também por tráfico de drogas e por associação na traficância de substâncias entorpecentes.

Na abordagem, ele apresentou um documento de identificação falso e alegou que mantinha uma arma de fogo na casa. Por meio de buscas, os policiais militares do Cotar encontraram uma pistola calibre .40, 32 munições do mesmo tipo, carregadores, dinheiro e um aparelho celular. O homem foi conduzido até a Delegacia de Plantão de Mossoró da Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Norte, onde ocorreu a lavratura do flagrante por posse ilegal de arma de fogo e por uso de documento falso. A Polícia Civil segue investigando a atuação de Gean.