Polícia Civil captura ex-fuzileiro naval apontado como chefe de grupo criminoso atuante no Maciço do Baturité

17 de novembro de 2020 - 19:50 # # # # #

Mais uma ação qualificada realizada pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) resultou na prisão de um homem apontado como chefe de grupo criminoso atuante no Maciço do Baturité. A prisão ocorreu no último domingo, dia 15 de novembro, quando o suspeito fazia compra de votos na cidade de Redenção, cidade pertencente à Área Integrada de Segurança 15 (AIS 15) do Estado. Detalhes da operação policial foram divulgados na manhã desta terça-feira (17), na sede da Superintendência da Polícia Civil, no Centro de Fortaleza.

Bruno Rafael Nascimento Leandro (30), vulgo “Rafael Finim”, que já responde por homicídio, roubo, associação criminosa, porte e posse ilegal de arma de fogo, é ex-fuzileiro naval e atualmente é acadêmico de direito, cursando o 9º semestre em uma faculdade particular. Ele, que já é velho conhecido da Polícia, foi capturado na companhia de Francisco Jorge Souza de Farias (36), que não registrava antecedentes criminais anteriores.

A dupla foi localizada em um veículo Corolla de cor branca. Os policiais civis acompanharam quando os homens se aproximavam de pessoas e o passageiro fazia algumas entregas. Quando a dupla seguiu para um domicílio eleitoral no Centro da cidade, onde “Rafael Finim” votaria, eles foram abordados. No carro, os policiais localizaram a quantia de cerca de R$ 2,2 mil, cadernos com anotações referentes ao crime de agiotagem, cartões e extratos bancários em nome de terceiros, além de aparelhos celulares.

Após a captura, os homens foram conduzidos para a sede da Draco, onde foram autuados em flagrante por integrar organização criminosa, além de compra de votos. Nessa segunda-feira (16), a dupla passou por audiência de custódia, quando tiveram as prisões em flagrante convertidas para preventivas.

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sandro Caron, falou durante a coletiva de imprensa sobre o histórico criminoso do preso. “Sabemos que ele tem um histórico de atuação de no mínimo dez anos no crime organizado. Atuava de forma interestadual. Passando pelo Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco. Destaco aqui, que ele é ex-fuzileiro naval e por isso tinha grande treinamento militar. Durante muito tempo, usou esse treinamento militar para prática de crime, como homicídios e roubo a banco. Atualmente é acadêmico de direito e estava no 9° semestre, ou seja, próximo a se formar”, falou Caron.

Sandro Caron falou ainda do trabalho que vem sendo desenvolvido pela PCCE. “Destaco mais essa ação, extremamente qualificada, realizada pela Polícia Civil que vem dentro da linha, que foi implantada pela SSPDS em conjunto com o delegado-geral Marcus Rattacaso, no que concerne no combate com ao crime organizado no Ceará. Estamos focados nas capturas de chefias de grupos criminosos, como essa ação de hoje, assim como a descapitalização, atingindo o patrimônio que financia esses grupos. Ressalto que trabalharemos incansavelmente para enfraquecê-los e, em consequência, diminuir os índices criminais”, frisou o secretário.

Para combater a atuação de grupos criminosos no Estado, a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) conta com a participação da população para repassar informações que auxiliem os trabalhos investigativos. Por isso, a unidade especializada da Polícia Civil do Ceará mantém um número de WhatsApp para receber denúncias de ações criminosas em todo o Estado. A população pode enviar mensagens de texto, áudios, fotos e vídeos para o número (85) 98969-0182.

As denúncias também podem ser feitas, por meio de ligação gratuita, para o 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O sigilo e o anonimato são garantidos.