Polícias Civil e Militar atuam juntas para elucidar crime e prender suspeitos de homicídio em Aracati

11 de agosto de 2020 - 15:07 # # # # # # # # #

Quatro pessoas suspeitas de envolvimento em um homicídio, que aconteceu na manhã dessa segunda-feira (10), em Aracati, foram presas em flagrante após diligências da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE). As capturas aconteceram minutos depois da prática delituosa, quando os suspeitos estavam em fuga ou tentavam se livrar das provas. A arma possivelmente utilizada para desferir os tiros que acertaram a vítima, além de munições, e o veículo apontado como aquele utilizado pelos suspeitos para cometer o crime foram apreendidos pelos policiais.

Minutos após reunir as primeiras informações sobre o homicídio que vitimou Antônio da Silva Barbosa (36), conhecido como “Tonin do Depósito”, na Rua Alcir Barbosa, as equipes policiais conseguiram identificar um veículo Peugeot 206 de cor preta, que teria sido usado pelos suspeitos. O automóvel foi visualizado por uma composição da Força Tática, na rodovia CE 040, próximo à entrada do município de Fortim, na Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18). Com apoio de viaturas do Policiamento Ostensivo Geral (POG) e do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), as equipes fizeram abordagem aos ocupantes do veículo.

Dentro do carro, havia dois homens: Vanderson Gabriel Barros da Silva (20), com passagens por porte ilegal de arma de fogo e incêndio, e Willian dos Santos Rodrigues (25), com antecedente criminal por roubo. Com Vanderson, os PMs encontraram uma munição de calibre 38 no bolso da calça dele. Willian, de acordo com as investigações, trabalhava para a vítima informalmente em circunstâncias que serão apuradas pela Polícia Civil. A dupla foi conduzida à Delegacia Regional de Aracati para prestar esclarecimentos sobre os fatos.

Paralelamente, na localidade de Volta, na zona rural de Aracati, os policiais militares localizaram a arma de fogo, possivelmente usada pelos homens para a prática do crime. O armamento estava na casa de Vauires Alexandre da Silva (35), sem antecedentes criminais. A irmã dele, identificada como Valene Vieira da Silva (29), teria ficado encarregada de esconder a arma. Ainda conforme as investigações, Valene teria recebido uma quantia em dinheiro de Willian para guardar a arma. Durante as diligências, as equipes policiais encontraram uma munição deflagrada, que teria sido dispensada pelos suspeitos após o crime, na ponte do rio Jaguaribe.

Os irmãos também foram conduzidos para a unidade da Polícia Civil em Aracati, onde prestaram depoimento. Após a coleta de provas e com base nas diligências empregadas pelas equipes policiais, Vanderson e Willian foram autuados por homicídio qualificado, enquanto os irmãos Vauires e Valene foram autuados por posse ilegal de arma de fogo de uso restrito em razão da arma estar com a numeração suprimida. Com as prisões dos suspeitos e a elucidação do caso, a Polícia Civil vai concluir o inquérito policial nos próximos dias, solicitando o indiciamento dos quatro suspeitos. A motivação segue em apuração.

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que possam auxiliar os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas pelo número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou ainda para o telefone (88) 3446-2601, da Delegacia Regional de Aracati. O sigilo e o anonimato são garantidos