Polícia Civil captura suspeitos de extorsão mediante sequestro de gerente de casa lotérica em Fortaleza

13 de fevereiro de 2020 - 18:23 # # # # #

Uma ação desencadeada por policiais civis do 30º Distrito Policial (DP) resultou na captura de três pessoas – sendo duas delas foragidas da Justiça por envolvimento em uma extorsão mediante sequestro de um gerente de casa lotérica no bairro Messejana, em Fortaleza. A ação policial foi realizada, nessa quarta-feira (12), no bairro Guajeru, na Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3) de Fortaleza. Com essas prisões, sobe para seis o número de pessoas presas envolvidas na ação criminosa.

Os policiais civis do 30º DP chegaram aos suspeitos após investigações que identificaram o paradeiro dos foragidos. Os policiais, com o apoio de uma equipe da Dissuasão Focada do Departamento de Polícia Judiciária da Capital (DPJC) e da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), realizaram um cerco policial em uma residência na Travessa Pedro Lopes, no Guajeru. O grupo não reagiu à ação policial.

Foram capturados Izabele Rodrigues da Silva (23), mais conhecida como “Francesa”, que já responde por tráfico de drogas e receptação, e Rodrigo Felício de Mendonça Neto (29), o “Chineizim”, que já responde por tráfico de drogas, receptação, contravenção penal e crime de trânsito. A dupla estava com mandado de prisão em aberto referente à tentativa de roubo a uma casa lotérica ocorrida no último mês de dezembro, que resultou em uma extorsão mediante sequestro do gerente do estabelecimento comercial. Existia outro mandado de prisão contra Rodrigo pelo crime de homicídio.

Além da dupla, os policiais prenderam Vitória Inácio dos Santos (18), que não possuía antecedentes criminais. Vitória foi autuada em flagrante, junto com Isabele e Rodrigo, pelos crimes de receptação, associação criminosa, posse irregular de arma de fogo, por integrar organização criminosa e por adulteração de sinal identificador de veículo automotor. Na residência onde o trio estava escondido foi localizado um veículo Hyundai HB20, com queixa de roubo e com sinais de adulteração, além de um revólver municiado calibre 38, seis aparelhos celulares, um som automotivo e documentos de outras pessoas. Diante do material encontrado, o trio foi autuado em flagrante. A Polícia Civil agora mantém as investigações a fim de localizar outras vítimas do grupo.

Extorsão mediante sequestro

O crime ocorreu, no último dia 10 de dezembro, no bairro Messejana, em Fortaleza. Um casal entrou no estabelecimento com o intuito de retirar o dinheiro do local após fazerem reféns familiares do gerente da lotérica. A Polícia foi acionada e rapidamente capturou dois envolvidos na ação criminosa. Com a ação frustrada, os demais partícipes fugiram. O caso foi registrado no 30º Distrito Policial, onde posteriormente todos os sete envolvidos foram identificados. Ainda em dezembro, a Polícia Civil capturou outras duas mulheres envolvidas no caso. Uma delas trata-se da funcionária da lotérica, Ana Karoliny da Silva (20). As investigações descobriram que ela foi a responsável por fornecer informações privilegiadas da rotina do gerente do local e de seus familiares, bem como da movimentação financeira do local. Com as prisões dessa quarta-feira, apenas um dos suspeitos se encontra foragido. Alan Tabosa (23), que já responde por tentativa de homicídio, segue procurado pelas autoridades policiais.

Denúncia

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que possam auxiliar os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas pelo número 181, o Disque Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) ou para (85) 98865-2158, que é o WhatsApp do 30° DP, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem. O sigilo e o anonimato são garantidos.