Três pessoas são presas pela Polícia Civil com carga roubada de medicamentos em Pacatuba

9 de agosto de 2019 - 19:37 # # #

Um carga com 343 caixas de papelão lotadas de medicamentos foi recuperada pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), na madrugada desta sexta-feira (9), no município de Pacatuba, na Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12). O resultado é fruto de investigação do 24º Distrito Policial (Pacatuba), que conseguiu localizar a carga e capturar três suspeitos do crime de receptação. O flagrante foi levado para o plantão da Delegacia Metropolitana de Maracanaú. As investigações seguem em andamento no intuito de descobrir quem eram os donos da carga e quem mais participava do esquema criminoso.

Os policiais civis iniciaram as diligências a respeito de um caminhão que havia sido roubado na noite do dia 7 de agosto, na rodovia federal BR 166, no bairro Barroso (AIS 3), em Fortaleza. De posse das informações, os agentes conseguiram localizar o veículo poucas horas depois do crime, contudo, as caixas com os medicamentos já haviam sido retiradas. O caminhão ficou apreendido no 30º Distrito Policial, em Fortaleza.

A princípio, o motorista que realizou o transporte da carga para um outro veículo foi identificado durante os levantamentos policiais. Com os trabalhos de inteligência avançados, a equipe do 24º DP descobriu um endereço onde a carga poderia estar, no bairro Nova Pavuna, em Pacatuba. Na noite dessa quinta-feira (8) e início da madrugada de hoje (9), os agentes foram até o local e constataram a veracidade das informações. As 324 caixas de papelão contendo diversos medicamentos foram encontradas em um terreno na propriedade.

Cicero Manoel da Silva (33), que responde a um furto, e Francisco Felipe Agostinho da Silva (25), sem antecedentes, estavam no local onde a mercadoria foi encontrada e eram responsáveis pela guarda da carga receptada, de acordo com as investigações. Um terceiro homem, identificado por Arcendino Ferreira (53), que já responde a três procedimentos na Polícia pelo crime de roubo, também foi preso em ato contínuo. O trio foi encaminhado para Delegacia Metropolitana de Maracanaú, onde foram autuados em flagrantes pelos crimes de receptação e associação criminosa.

Orientação

O titular do 24º DP e responsável pelas investigações, o delegado Rodrigo Araújo faz um alerta à população, já que as apurações policiais apontam que a mercadoria seria destinada e dividida para pequenos comerciantes. “O comerciante que adquire uma caixa de medicamentos de modo clandestino, sem os devidos cuidados, de pessoas visivelmente não autorizadas a vender esse medicamento, estará cometendo o crime de receptação ou receptação qualificada, caso de fato ela introduza ou exponha a venda tal produto em seu estabelecimento comercial”. A pena para quem descumpre a lei varia de um a oito anos de prisão e multa.

Investigações
A Polícia Civil permanece com as investigações sobre o roubo do veículo e da carga de medicamentos, bem como realiza diligências no intuito de identificar e prender outras pessoas envolvidas no esquema criminoso. A Polícia Civil ressalta ainda que a população pode contribuir com as investigações repassando informações que possam auxiliar os trabalhos policiais.

As denúncias podem ser feitas pelo número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-2823, do 24º Distrito Policial. O sigilo e o anonimato são garantidos.