Operação “Sertão em Chamas” resulta na prisão de 10 homens em Guaraciaba do Norte

15 de julho de 2019 - 18:05 # # #

Uma operação realizada pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), no último sábado (13), em Guaraciaba do Norte, resultou na prisão de dez homens, apreensão de aproximadamente cinco kg de drogas (maconha, cocaína e crack), seis aparelhos celular e cinco balanças de precisão. As prisões foram efetivadas por meio cumprimento de mandado de prisão e mandado de busca e apreensão.

A operação intitulada “Sertão em Chamas” contou com 51 homens das forças policiais do Estado e foi realizada no início da manhã deste sábado (13). Participaram da ação, equipes da Delegacia Municipal de Guaraciaba do Norte, que fica localizada na Área Integrada de Segurança 14 (AIS-14), Delegacia Municipal de Ipu (AIS-16) e pelos policiais militares Comando Tático Rural (Cotar) – do Comando de Polícia de Choque (CPChoque) da PMCE, que atuaram na operação como etapa final da conclusão do curso de formação de novos integrantes do Cotar.

De acordo com a Polícia, a operação foi montada com intuito de reduzir os crimes na região da Serra da Ibiapaba, principalmente, após a prisão de uns dos maiores traficantes da área, Cícero Lopes de Oliveira, mais conhecido como “Cícero bombeiro”. Devido o apelido do traficante e a formação dos novos policiais do grupo “Sertão” do Cotar, a operação foi batizada “Sertão em Chamas”.

Ainda de acordo com a Polícia, além de Cícero foram presos; Cláudio Henrique de Sousa Avelino, Dheyson Martins Araújo, Francisco José Martins de Sousa, Paulo Henrique Barbosa de Sousa, Manuel Muniz da Silva, José Idevandro Rodrigues de Sousa, Paulo Henrique de Sousa Silva, Francisco Danilo Tavares Pereira e Sebastião Tavares de Sousa. Todos os suspeitos são dos municípios de Guaraciaba do Norte e Ipu. Os 10 homens foram presos pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico.

Curso de Formação

Os novos integrantes do Cotar são formados, por meio da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) que habilita profissionais para o ingresso no CPChoque/Cotar – unidade do Comando de Polícia de Choque – CPChoque da Polícia Militar do Ceará (PMCE). A unidade especializada atua no combate a crimes de alta complexidade fora dos limites da Capital, principalmente em ocorrências de assaltos a banco e carro-forte no interior do Estado. O treinamento teve carga horária de 306 horas/aula. Ao longo do curso, os alunos passaram por instruções de armamento, munição e tiro; atendimento pré-hospitalar; instrução tática individual; ofidismo; orientação e navegação; sobrevivência em ambiente de caatinga; operações ribeirinhas; abordagem; identificação e noções de material explosivo; noções de combate em ambiente confinado (CQB); noções de gerenciamento de crises; operações em plano vertical e montanhismo; procedimento de patrulha rural e instrumento de menor potencial ofensivo, dentre outras disciplinas.