PCCE apura caso de extorsão praticado por suspeito preso por tráfico de drogas na AIS 4

25 de abril de 2018 - 19:26 # #

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio de diligências realizadas pelo 33º Distrito Policial, prendeu em flagrante um homem suspeito de tráfico de drogas e investigado pela prática de extorsões a usuários de drogas, no bairro Barra do Ceará, Área Integrada de Segurança 4 (AIS 4). Francisco Elliton Lopes Balbino (18), vulgo “Cãozinho do Gueto”, foi preso nessa terça-feira (24), em ação policial na Comunidade do Gueto. Com ele, foram apreendidas uma pequena quantidade de crack, uma balança de precisão, duas chaves de veículos e uma caixa vazia de munição calibre 380.

As equipes do 33º DP investigavam denúncias de que usuários de drogas seriam arrebatados por criminosos em razão da dívida que mantinham com traficantes da área. Há cerca de 15 dias, as investigações levaram os policiais a um suposto cativeiro mantido pelos criminosos para a realização de extorsões mediante sequestro. De acordo com os levantamentos feitos pelas equipes, quando o usuário não tinha como pagar a dívida, os traficantes retinham algum bem delas, geralmente veículos, até que fosse pago o valor pedido ou arrebatava a vítima para o cativeiro, onde eram filmadas. O conteúdo das gravações era enviado para as famílias para que fossem resgatar a vítima no local. As investigações apontam ainda que antes de devolver os veículos, os criminosos utilizavam os carros para atividades delitivas.

Conforme levantamentos dos policiais civis, ao chegaram ao suposto cativeiro, Elliton foi capturado quando tentava fugir pelas lajes da Comunidade do Gueto. No local, foram apreendidos crack, balança de precisão, duas chaves de veículos e uma caixa vazia de munição calibre 380. Elliton, que já tinha passagem por tráfico de drogas e associação para o tráfico, foi conduzido para a delegacia e autuado mais uma vez por tráfico. A participação de Elliton nas extorsões é investigada.

Ainda fruto das investigações do 33º DP, na manhã do dia 11 de abril, Francisco Marcelo dos Santos Rocha (31), vulgo “Maldito ou Vedita”, um dos responsáveis por arrebatar as vítimas e cobrar as drogas vendidas no cativeiro, foi capturado. Ele foi autuado em flagrante por extorsão mediante sequestro e associação para o tráfico. As investigações continuam no intuito de identificar a possível participação de outros suspeitos nas ações criminosas.

Denúncias

A população pode ajudar o trabalho da Polícia repassando informações que auxiliem na localização dos suspeitos. O Disque Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) funciona por meio do número 181. As denúncias também podem ser feitas diretamente para a unidade policial que investiga o caso, pelo número (85) 3101-2512 ou 3101-2513. O sigilo é garantido.