SSPDS deflagra operação de combate a organizações criminosas em Fortaleza e RMF

12 de abril de 2018 - 13:51 # # #

Uma operação policial deflagrada, na manhã desta quinta-feira (12), resultou nos cumprimentos de 60 mandados de prisão e 93 de busca e apreensão, em Fortaleza e Região Metropolitana. A ação foi coordenada pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), e foi resultado de investigações da Delegacia Metropolitana de Caucaia, visando o combate às organizações criminosas em sete municípios. Foram empregados cerca de 300 profissionais de segurança das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Perícia Forense.

Conforme o secretário André Costa, “o objetivo da operação era, principalmente, quebrar a estrutura de comandamento dos grupos criminosos, que atuam no tráfico de drogas e também de homicídios”, disse. O gestor destacou ainda a grande quantidade de dinheiro apreendida, o que reflete o grau de chefia exercido por alguns dos presos. “Esses criminosos evitam a posse de materiais ilícitos, na tentativa de se desvencilhar de flagrantes. Mas muitos deles detêm os altos valores oriundos dessas atividades”, revelou. Os profissionais de segurança apreenderam mais de R$ 40 mil em espécie, mais de 80 mil reais em cheques, além de notas promissórias.

Foram 45 mandados de prisão cumpridos em unidades prisionais e 15 cumpridos em bairros da Caucaia. Foram presos, Lyncolln dos Santos Barreto; Marcos Rômulo Soares Gomes; Raimundo Paulo da Silva Neto; Erivelton Sampaio da Silva; Marcelo de Sousa do Nascimento – conhecido por “Macio”; Carlos de Sousa do Nascimento – conhecido por “Juninho”; Marcos Rafael da Silva; Mateus do Carmo Cavalcante; Natalia do Carmo Nascimento; Fabio Rodrigues Coelho – conhecido por “GTA”; Francisco Agenor Alves de Abreu – conhecido por “Gena”; Antônio Guilherme Ferreira da Silva; Maria Larissa Chaves da Rocha – conhecida por “Princesa”; Francisco Eudes Gomes Ferreira Filho – conhecido por “Eudim”; e André Matheus Cardoso de Sá. Uma arma de fogo foi apreendida, bem como vários aparelhos celulares e entorpecentes.

Homicídio elucidado

Durante as diligências, os profissionais de segurança elucidaram, ainda, um homicídio que vitimou uma criança de 12 anos, em dezembro de 2017. Fabio Gomes, o “GTA” e os irmãos Natália e Mateus do Carmo, são suspeitos de participação na morte de Antônia Monalisa Fernandes de Menezes. A garota foi morta no dia 01 de dezembro e teve seu corpo enterrado na propriedade onde o trio residia, no bairro Capuan.

Na época, durante as investigações e temendo serem descobertos, os homicidas retiraram o cadáver e levaram para dois locais. Hoje, durante o cumprimento de prisão contra os suspeitos, eles confessaram o crime e apontaram os locais onde o corpo de Monalisa estava. Os restos mortais foram localizados em terrenos nas proximidades do bairro Jandaiguaba e também na localidade de Garrote, e retirados por equipes do Corpo de Bombeiros.

Ainda conforme investigações da Polícia Civil, há indícios que a motivação do crime tenha sido a desconfiança, por parte do trio criminoso, que a vítima estivesse repassando informações de um grupo criminoso para um bando rival.