Polícia Civil do Ceará inicia novas diligências visando elucidar homicídio de Gaia Molinari

10 de abril de 2018 - 18:39 # # # #

Novas diligências estão em andamentos a cargo da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), visando a elucidação do homicídio que vitimou a italiana Gaia Barbara Molinari, no ano de 2014, na praia de Jericoacoara, na Área Integrada de Segurança (AIS 17). Na semana passada, a delegada responsável pelo inquérito policial, Socorro Portela, se reuniu com investigadores da Instituição, além de profissionais da Perícia Forense (Pefoce) e do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE). Após a reabertura do caso, ocorrido no mês de março deste ano, nove pessoas já foram ouvidas.

Além rever os indícios colhidos no decorrer das investigações, a reunião visou ainda fortalecer a integração entre as Instituições. Durante as tratativas, foram esclarecidas algumas questões sobre a perícia de local de crime e fatos referentes à necropsia realizada no corpo da vítima, além de serem repassados os detalhes minuciosos em torno dos trabalhos policiais pertinentes a Polícia Civil. “O próximo passo é ouvir novamente os policiais militares que realizaram o primeiro atendimento ao local de crime. Além disso, estamos em continuidade às apurações nos municípios de Jijoca de Jericoacoara, Cruz e também em Sobral”, revelou Socorro Portela. Ainda de acordo com a delegada, novos exames de DNA foram solicitados, entre eles, em um estilingue (conhecido popularmente por “baladeira”), que foi encontrado no local do crime.

O crime

O corpo de Gaia Molinari foi encontrado no dia 25 de dezembro do ano de 2014, em uma trilha na localidade de Serrote, em Jijoca de Jericoacoara. As investigações sobre o caso estiveram a cargo da Delegacia de Proteção ao Turista (Deprotur), sendo posteriormente, assumida por uma força-tarefa coordenada pelos delegados Rommel Kerth, Vicente Aguiar e Danilo Rafanele, então diretores do Departamento de Polícia Especializada (DPE), da Divisão Antissequestro (DAS) e Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), respectivamente, bem como a delegada Patrícia Bezerra, que atuava como diretora adjunta da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD).

Atualmente, o procedimento está com a DCTD, tendo Socorro Portela como a responsável pelas novas diligências, uma vez que a delegada é a atual titular da especializada. Anteriormente, o caso era investigado pela sua antecessora, a delegada Patrícia Bezerra, que na época do crime era delegada adjunta da Deprotur.

Denúncia

Para Socorro Portela, receber qualquer informação que possa ajudar nas investigações que elucidem o homicídio que vitimou a italiana é grande importância. As informações podem ser direcionadas para o Disque Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), no número 181; ou para o WhatsApp da DCTD, no contato (85) 9.8439-2914. O sigilo é garantido.