Estelionato foragido de cadeia mineira é preso pela PCCE em Fortaleza

20 de março de 2018 - 13:37 # #

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) prendeu, no último domingo (18), um foragido da Cadeia Pública de Perdizes (MG). Ele é apontado como autor de golpes em Goiás, Minas Gerais e Pernambuco. Ronã Souza Soares (37) apresentou documentação falsa aos agentes de segurança e se identificou como 3º sargento da Polícia Militar de Goiás. Ele foi detido por equipes da Delegacia Metropolitana de Aquiraz, em ação que contou ainda com o apoio da Coordenadoria de Inteligência da Polícia (CIP) e do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) da Polícia Militar do Ceará (PMCE).

Policiais de Goiás entraram em contato com equipes da PCCE e informaram que Ronã estava em território cearense, mais precisamente em Aquiraz. De posse das informações, equipes da Delegacia local, comandadas pela delegada Márcia Janine, colheram informações e identificaram o local utilizado pelo suspeito. Foi montado um esquema de vigília e todos os passos do infrator foram acompanhados, até que no último domingo ele foi abordado por policiais.

Ele estava em uma barraca de praia situada na Praia do Futuro, em Fortaleza. Ao ser abordado pelos policiais do reservado, Ronã se apresentou como Josafá Alves Monteiro e disse que era 3º sargento da Polícia Militar do Estado de Goiás. Uma equipe do BPTur foi acionada para realizar o deslocamento do infrator. Como estava sem documentos de identificação, ele foi levado para o hotel onde estava hospedado. No quarto do estabelecimento em questão, os agentes de segurança encontraram uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH), em nome de Josafá e com a fotografia de Ronã. Ele foi levado até a Delegacia de Aquiraz, onde a delegada Márcia Janine fez os levantamentos junto à Polícia Militar do Estado de Goiás, sobre as informações passadas.

Após verificação no banco de dados da PM goiana, ficou constatado que o documento apresentado era falso. Ronã foi questionado sobre sua identificação e ao ver que havia informações sobre seus antecedentes criminais e ainda acerca de sua fuga da cadeia de Perdizes, confessou aos policiais que tinha envolvimento com crimes cibernéticos. O suspeito disse que ele e outros comparsas criaram um mecanismo que alterava a numeração em código de barras, forma como conseguia fazer desvio de dinheiro.
Ele disse aos policiais que tinha sido preso em Pernambuco; em Goiás, onde respondia a, pelo menos, 12 procedimentos. Ele tinha passagem por estelionato, crimes cibernéticos, porte ilegal de arma de fogo, furto qualificado, uso de documentos falsos e falsificação de documentos.

Além do cumprimento de um mandado de prisão contra ele, oriundo da Justiça de Goiás, Ronã Souza foi autuado em flagrante pelo crime de falsa identidade e uso de documento falso. Ele fica à disposição da Justiça e autoridades dos estados onde ele já esteve preso foram informados sobre a sua detenção. A Polícia Civil continua as investigações, com o objetivo de identificar possíveis crimes praticados por ele em solo cearense, isso devido a comprovantes de depósito e de uma transferência bancária, todos datados do último sábado (17), encontrados no hotel onde ele estava hospedado em Aquiraz.