Quem é quem

Delegado Geral

Márcio Gutiérrez

Márcio Gutiérrez é delegado da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) desde 2009. Em sua carreira atuou como delegado titular nas delegacias municipais de Itapipoca e Itapajé, atuou no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e no 30° Distrito Policial. Chefiou a Delegacia de Crimes Contra a Administração e Finanças Públicas, atual Delegacia de Combate à Corrupção. Já em 2019 assumiu a função de Diretor Adjunto do Departamento de Polícia Judiciária Especializada e em 2020 passou a ocupar a função de titular do referido departamento. Em março de 2021, foi nomeado como Delegado Geral Adjunto da PC-CE, onde estava até ser nomeado Delegado Geral.

Márcio Gutiérrez é graduado em Direito pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal – UNIDERP e pós-graduado em Direito Processual pela Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL. Ele é professor do curso de Pós Graduação da faculdade de direito da Unifor e também professor da Academia Estadual de Segurança Pública – AESP. Atuou, ainda, como professor da disciplina de Técnicas de Entrevista e Interrogatório pela Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP.

Delegada Geral Adjunta

Teresa Cruz

Teresa Cruz é delegada da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) desde 2012. Em sua carreira atuou como delegada titular nas delegacias municipais de Milagres e Redenção e no 30° Distrito Policial em Fortaleza. Chefiou a Assessoria Juridica da Polícia Civil. Já em 2019 assumiu a função de Chefe de Gabinete do Delegado Geral. Em março de 2023, foi nomeada como Delegada Geral Adjunta da PC-CE.

Teresa Cruz é graduada em Direito pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR e especialista em Direito Processual pela Faculdade Ateneu – FATE e em Altos Estudos em Segurança Pública pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará – AESP. Ela é professora da disciplina de direito constitucional em vários cursos, inclusive em nível de Pós Graduação e também professora da Academia Estadual de Segurança Pública – AESP.

Diretor de Planejamento e Gestão Interna

Otávio Coutinho

Otávio Coutinho é delegado da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) desde 2015. Em sua carreira atuou como delegado titular da Delegacia Municipal de Nova Russas, e posteriormente titular da Delegacia Regional de Sobral; além de titular da 2ª Delegacia de Homicídios e 6ª Delegacia de Homicídios. De 2019 a março de 2021 ocupou o cargo de Diretor do Departamento Administrativo Financeiro da Polícia Civil. É Diretor de Planejamento e Gestão Interna da Polícia Civil desde março de 2021.

Otávio Coutinho é graduado em Direito pela Universidade de Fortaleza e Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará; pós graduado em Direitos Humanos, Cidadania e Segurança Pública pela Universidade Federal do Ceará e Estratégia e Gestão empresarial pela Universidade Estadual do Ceará. Foi subinspetor da Guarda Municipal de Fortaleza; Administrador de Empresas da Companhia de Gás do Ceará e Nacional Gás. No ano de 2020 foi agraciado com a medalha do mérito do Bombeiro Militar, agraciado em 2021 com a medalha José Martiniano de Alencar da Polícia Militar, lecionou na AESP as disciplinas de direitos humanos e lei de improbidade administrativa. É Mestrando em Administração pela Universidade de Fortaleza.