Quem é quem

Delegado Geral

Sérgio Pereira dos Santos

Sérgio Pereira dos Santos é delegado da Polícia Civil do Estado do Ceará desde 2013. Antes de ser anunciado como delegado geral, Sérgio atuou como delegado geral adjunto de 2019 até os dias atuais e, anteriormente, como chefe de gabinete, entre 2017 e 2019.

Sérgio Pereira também foi diretor, dos anos de 2014 a 2016, da então Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD), que agora é intitulada de Delegacia de Narcóticos. Além da unidade especializada, Sérgio Pereira também atuou como delegado nas Delegacias Municipais de Campos Sales e Parambu, e Regionais de Crato e Tauá.

Antes de ingressar na PCCE, ele foi policial militar da Polícia Militar do Ceará (PMCE). Com graduação em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor), Sérgio possui especialização em Direitos Humanos, Cidadania e Segurança Pública pela Universidade Federal do Ceará (UFC). No ano de 2018, atuou também como professor da disciplina de Legislação Sobre Drogas Ilegais – Lei Penal Especial na Academia de Polícia Civil do Maranhão pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Delegado Geral Adjunto

Márcio Rodrigo Gutiérrez Rocha

Márcio Rodrigo Gutiérrez Rocha é delegado da PCCE desde 2009. Em sua carreira atuou como delegado municipal de Itapipoca, além de delegado do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), do 30° Distrito Policial e da Delegacia de Crimes Contra a Administração e Finanças Públicas (DCCAFP). Em 2019, assumiu a função de diretor adjunto do Departamento de Polícia Judiciária Especializada (DPJE) e em 2020 passou a ocupar a função de titular do departamento especializado, onde estava até os dias atuais.

Márcio Gutiérrez é graduado em Direito pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal – UNIDERP e pós-graduado em Direito Processual pela Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL. Márcio é professor dos cursos de Pós-graduação das faculdades de Direito da Universidade de Fortaleza (Unifor) e do Centro Universitário 7 de Setembro (Uni7) e também professor da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp). Atuou, ainda, como professor da disciplina de Técnicas de Entrevista e Interrogatório pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Diretor de Planejamento e Gestão Interna

Otávio Duarte Vieira Coutinho

Otávio Duarte Vieira Coutinho é delegado da PCCE desde 2015. Em sua carreira atuou como delegado municipal de Nova Russas, regional de Sobral, além de titular das 2ª e 6ª delegacias do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Em 2019, assumiu a função de diretor do Departamento Administrativo Financeiro (Depaf) da PCCE, onde permaneceu até os dias atuais.

Otávio Coutinho é graduado em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Possui pós-graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Segurança Pública pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Estratégia e Gestão empresarial pela Uece. Foi subinspetor da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) e administrador de empresas da Companhia de Gás do Ceará (Cegás) e Nacional Gás. Otávio atuou como professor da disciplina de Direitos Humanos pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).