Polícia Civil recebe da SSPDS drones que serão utilizados em investigações no Ceará

3 de fevereiro de 2023 - 18:55 # # # # # # # # # #

Buscando ampliar a capacidade investigativa, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) recebeu, nesta sexta-feira (03), novos Veículos Aéreos Não Tripulados (Vant), ou apenas drones, como são conhecidos popularmente, adquiridos pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). A entrega ocorreu na sede da SPPDS e contou com a participação do gestor da pasta, Samuel Elânio e do delegado geral da PC-CE, Márcio Gutiérrez.

Cada equipamento, do modelo DJI Mini 3 Pro, custou R$8.330. A aquisição dos equipamentos tecnológicos foi feita com recursos do Fundo de Segurança Pública e Defesa Social (FSPDS), que é destinado a financiar o desenvolvimento institucional dos órgãos que integram a pasta. Além da PC-CE, a Polícia Militar do Ceará (PMCE), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE), além da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), Coordenadoria de Inteligência (Coin) e Assessoria de Comunicação da SSPDS – receberam os equipamentos para serem utilizados em suas respectivas funções.

O apoio de imagens feitas por um drone auxilia os trabalhos das Forças de Segurança do Estado, como em operações da Polícia Civil e diligências investigativas. As imagens captadas em alta resolução dos novos drones DJI Mini 3 Pro possui uma capacidade de sistema de transmissão de vídeo de nível principal, além de garantir transmissões ao vivo em 1080p/30 fps em até 12 quilômetros de distância.

Também participaram da entrega dos equipamentos o comandante geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), coronel Klênio Savyo Nascimento Sousa; o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), José Claúdio Barreto Sousa; diretor geral da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp), coronel PM Clauber Wagner Vieira de Paula; além do coordenador de Planejamento Operacional (Copol), Harley Filho; o coordenador de Inteligência (Coin), delegado Nelson Pimentel; e a coordenadora da Assessoria de Comunicação (Ascom) da SSPDS, Kélia Jácome.