SSPDS 25 anos: Entregas de Medalhas General Assis Bezerra e de certificados de reconhecimento a servidores e colaboradores encerram semana de aniversário

21 de maio de 2022 - 18:58 # # # #

Em comemoração às “Bodas de Prata” por seus 25 anos, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE) celebrou o encerramento da semana de seu aniversário com a solenidade de entrega da Medalha General Assis Bezerra e dos Certificados de Relevantes Serviços Prestados. O evento alusivo ao reconhecimento por trabalhos desenvolvidos, em prol da segurança pública do Estado, homenageou servidores, colaboradores e personalidades da sociedade civil. O evento ocorreu na noite desta sexta-feira (20), na sede da pasta, no bairro São Gerardo, em Fortaleza.

O evento iniciou com uma apresentação musical de cordas da Casa da Vovó Dedé, instituição sem fins lucrativos que atua na Barra do Ceará há 29 anos, promovendo o desenvolvimento humano, pessoal e profissional, por meio da arte, cultura e educação de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

A solenidade, que é tradicionalmente realizada no aniversário da Secretaria, contou com a entrega de dez comendas da Medalha General Assis Bezerra e 40 certificados de Relevantes Serviços Prestados aos profissionais do Sistema de Segurança, que se destacaram no exercício de suas funções durante o último ano, além de pessoas que contribuíram com as ações da SSPDS-CE.

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, Sandro Caron, destacou o compromisso dos profissionais das Forças de Segurança do Estado e dos órgãos que colaboram com as ações estratégicas da pasta. “Saudo a todos os servidores e colaboradores da SSPDS. É um momento de agradecer a todos os homens e mulheres que fazem a Segurança Pública do Estado. Neste momento de aniversário agradecemos todos os heróis e grandes  profissionais da Segurança. Fazer Segurança Pública é uma lição difícil, não se resolve em um discurso fácil. Segurança Pública se resolve com muito trabalho, dedicação, planejamento, meta, investimento, com continuidade das ações, integração e inteligência. Tudo aquilo que foi investido e que está sendo feito é para que tenhamos um Ceará cada vez melhor. O próximo capítulo dessa história serão os próximos 25 anos. Parabéns a SSPDS e a todos os órgãos parceiros aqui repesentados”, ressaltou o secretário.

Medalha General Assis Bezerra

Entre os agraciados com a “General Assis Bezerra”, receberam a honraria na edição deste ano: o procurador-geral de Justiça do Estado do Ceará, Manuel Pinheiro Freitas; a procuradora-geral do Estado do Ceará, Antônia Camily Gomes Cruz; o secretário de Planejamento e Gestão do Ceará, Ronaldo Lima Moreira Borges; o comandante da 10ª Região Militar, general de Divisão, André Luiz Campos Allão; o delegado-geral adjunto da Polícia Civil do Estado do Ceará, Márcio Gutiérrez, o agente de Polícia Federal, José Ximenes de Albuquerque, que foi representado por sua esposa, Fernanda Alves de Andrade; o coordenador de Segurança Orgânica e Logística da SSPDS, coronel da PM Carlos Adriano de Araújo Gurgel; o coordenador de Gestão de Pessoas da SSPDS, tenente-coronel PM, Teógenes Coelho Correia; o tenente-coronel da PM, Lindsey Forte da Silva; e o comandante do Comando de Policiamento de Choque da Polícia Militar do Ceará, tenente-coronel Sinval da Silveira Sampaio.

“Neste momento quero saudar e estender meu reconhecimento a todos que fazem a Polícia Militar, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, homens e mulheres, que todos os dias saem de casa dispostos a arriscar as próprias vidas pela população cearense. O Ministério Público atua na representação dos interesses do Estado do Ceará e no acolhimento de todos os pleitos dos órgãos que fazem o macro sistema de Segurança do nosso Estado. Acompanho o esforço que cada um faz para proteger e servir o cidadão. Todos nós temos um sentimento de gratidão por esses grandes profissionais que merecem o reconhecimento de cada cearense. Estou muitissimo agradecido por neste momento, que se celebra os 25 anos da Secretaria receber de forma pessoal e institucional, a maior honraria desta pasta. Levo a minha gratidão, que aqui está um dos mais 500 membros do Ministério Público, que tem gratidão não só pelos dia de hoje, mas por tudo que os senhores fazem pelo Ministério Público e pelo povo do Estado do Ceará”, destacou Manuel Pinheiro Freitas, procurador-geral de Justiça do Estado do Ceará.

Certificados de Relevantes Serviços Prestados

A solenidade contou também com a entrega dos Certificados de Relevantes Serviços Prestados, quando 40 profissionais foram agraciados, entre servidores e colaboradores, que trabalham no sistema de segurança. O orientador do Núcleo de Audiovisual da Assessoria de Comunicação da SSPDS, cabo PM Cícero Oliveira, foi um dos nomes indicados a receber. Feliz pelo reconhecimento, ele ressalta a honra ao receber o certificado. “Estou muito feliz por esse reconhecimento. É uma honra para mim realizar o trabalho audiovisual da SSPDS, por meio de vídeos e fotos que destacam as ações da Secretaria. É importante ter um olhar sensível para promover uma linguagem acessível a todos”, disse.

A cerimônia contou com a presença do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Sandro Caron, do secretário executivo da SSPDS, Samuel Elânio, do secretário executivo de Planejamento e Gestão da SSPDS, Adriano de Assis Sales, do coronel comandante-geral da Polícia Militar do Ceará, Márcio Oliveira, do delegado geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), Sérgio Pereira, do superintendente de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública da SSPDS, Dr. José Helano Matos Nogueira, do coronel comandante-geral do CBMCE, Ronaldo Roque de Araújo, do diretor de Planejamento e Gestão Interna da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), Nartan da Costa Andrade, e do perito geral da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Júlio César Nogueira Torres.

Ao final da cerimônia, a SSPDS reconheceu a Casa de Vovó Dedé, representada por Jonab da Cruz Fernandes, com a certificação de Colaborador Cultural.