SSPDS inicia Operação “Centro Seguro” com reforço da segurança durante o fim do ano

26 de novembro de 2021 - 16:17 # # # # # # # # #

Com o objetivo de coibir ações criminosas que possam comprometer a tranquilidade e a segurança dos comerciantes e consumidores, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) iniciou a Operação Centro Seguro, com uma cerimônia de abertura realizada na manhã desta sexta-feira (26), na Praça do Ferreira – Área Integrada de Segurança 4 (AIS 4) de Fortaleza. O reforço de agentes visa proporcionar mais segurança à população durante as compras de fim de ano.

Segundo o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Sandro Caron, a operação trará mais segurança, tranquilidade e paz para todos os cidadãos que estejam frequentando o Centro neste período e também aos lojistas. O secretário aproveitou para ressaltar que, ao longo do ano de 2021, houve a redução de 10% dos Crimes Violentos Contra o Patrimônio em todo o Ceará. “A Polícia vai trabalhar proporcionando a tranquilidade e conduzindo todos aqueles que infringirem a lei às delegacias da Polícia Civil. Temos certeza de que este ano, mais uma vez, a operação será um sucesso”, destacou Caron.

As ações serão gerenciadas pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) e serão realizadas no período que compreende o dia 26 de novembro até 25 de janeiro de 2022. A intensificação do policiamento na área faz parte de uma das estratégias utilizadas pela segurança e contará com um reforço diário de mais de 200 agentes de segurança, integrantes da Polícia Militar do Ceará (PMCE), da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

O coronel comandante-geral da PMCE, Márcio de Oliveira, ressaltou a importância do reforço policial neste período. “A Operação Centro Seguro é desencadeada todos os anos com o objetivo de oferecer mais segurança aos lojistas e aos cidadãos que vêm fazer suas compras. A Polícia Militar, como a maior vinculada da SSPDS, está dobrando o efetivo no Centro da Capital. Vamos empregar 177 policiais militares diariamente, com a atuação de inteligência e uma interação muito forte com a Polícia Civil”, afirma o oficial. Ainda conforme o comandante da PMCE, “ a expectativa é que a Polícia Militar possa, em suas ações ostensivas e preventivas, prover uma maior sensação de segurança para as pessoas. Esse é o nosso objetivo e não tenho dúvidas que vamos alcançar”, salientou.

De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL), Francisco de Assis Cavalcante, é muito importante a união da PMCE, PC-CE e do CBMCE. “O que o governo faz? Nos dá segurança. E nós? Damos a resposta gerando emprego e renda. É a força pública cada vez melhor e mais preparada para combater o crime”, afirmou Assis. As equipes de segurança atuarão nas modalidades a pé, nos cruzamentos das ruas e praças, além de ciclopatrulhamento, motopatrulhamento, patrulhamento motorizado e policiamento montado nas principais ruas e avenidas da área comercial. Eventos do Natal de Luz também receberão reforço policial, para proporcionar a segurança dos participantes.

A cerimônia contou com as participações do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Sandro Caron, do coronel comandante-geral da PMCE, Márcio de Oliveira, do coronel comandante-geral do CBMCE, Ronaldo Roque, do delegado geral, Sérgio Pereira, do perito geral, Júlio César, do presidente da CDL, Assis Cavalcante, além de representantes da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), das vinculadas da SSPDS, outras autoridades e convidados.