SSPDS e FCDL discutem estratégias de segurança para corredores comerciais

21 de outubro de 2021 - 16:24 # # # # # # #

A cúpula da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) discutiu, em reunião na tarde desta quarta-feira (20), com a presidência e dirigentes da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL-CE), estratégias que fortaleçam o trabalho da Polícia Militar do Ceará (PMCE), da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), nos centros comerciais de 107 municípios cearenses das bases regionais da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

“Foi um momento muito importante em que pudemos apresentar resultados do que já está sendo feito, nossas estratégias, nossos objetivos e apresentar nossos resultados. Porém, o mais importante é ter ouvido as sugestões e demandas dos dirigentes, comerciantes, para que possamos ter a sensação e a percepção da segurança pública. Em vários municípios mencionados na reunião já há ações sendo preparadas, como o reforço ostensivo e as investigações policiais”, explica Sandro Caron, secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará.

O uso das ferramentas tecnológicas como o Sistema Agilis e a inteligência da SSPDS também foram pontuados no encontro. De acordo com o coronel comandante-geral da PMCE, Márcio Oliveira, a integração entre as Forças de Segurança e o reforço do policiamento ostensivo, por meio de Indenização de Reforço ao Serviço Operacional (IRSO), foram abordados durante a reunião.

“Esse encontro estreitou ainda mais os laços com a Federação (FCDL-CE) e seus dirigentes para que saibamos de seus anseios. Esse relacionamento é importante, além de ser uma oportunidade para mostrarmos o que estamos realizando, e alinhar condutas para fortalecer ainda mais nossas ações”, disse.

A reunião foi transmitida também de forma remota, e presidida pelo presidente da FCDL-CE, Freitas Cordeiro. Ao lado do secretário da SSPDS, Sandro Caron, estavam o coronel comandante-geral da Polícia Militar, Márcio Oliveira; o delegado geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), Sérgio Pereira dos Santos; e o coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Ronaldo Roque. Também participaram da reunião o vice-presidente da FCDL-CE, João Bosco de Macedo, o diretor administrativo da FCDL-CE, João Cassiano, e a diretora da FCDL-CE, Maria de Fátima Borges.

“Recebemos demandas de alguns municípios para direcionar ações. Nessas regiões citadas promoveremos estratégias de distribuição da Polícia Judiciária”, explica Sérgio Pereira, delegado geral da PC-CE.

Na reunião, mais de 80 CDLs do Estado pertencentes a 26 núcleos de desenvolvimento lojista, com atuação em 107 municípios, apresentaram demandas e possíveis ações necessárias para garantir o fortalecimento da segurança e agradeceram a presença do secretário da SSPDS e dos representantes das Forças de Segurança do Estado. “Ações apresentadas pela Secretaria são importantes para coibir os crimes no entorno do comércio dos municípios cearenses. O secretário escutou nossas demandas e a previsão é realizar outros encontros com a Secretaria para alinhar as demandas tratadas na reunião de hoje”, ressalta Freitas Cordeiro, presidente da FCDL-CE.