Operação Carcará resulta na desarticulação de organizações criminosas em Saboeiro

17 de setembro de 2021 - 12:46 # # # # #

Em operação deflagrada pela Polícia Civil do Estado Ceará (PC-CE), oito pessoas foram presas por envolvimento no tráfico de drogas. A ofensiva iniciou nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (16), com o cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão, no município de Saboeiro – Área Integrada de Segurança 21 (AIS 21) do Estado.

A operação, intitulada Carcará, acontece em sua segunda edição na Região Sul do Ceará e teve como objetivo cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão de alvos envolvidos em crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico na região. As ordens judiciais foram expedidas pela Comarca do Município de Saboeiro. Além das oito prisões, foram apreendidas quatro munições deflagradas calibre 32, dois objetos perfurocortantes, uma motocicleta, celulares, carregadores e dinheiro. Foram encontradas ainda 89 trouxinhas de maconha e um tablete do mesmo entorpecente.

Participam da ofensiva 40 policiais civis e dez viaturas da PC-CE. As equipes cumpriram ordens judiciais e detectaram possíveis situações de flagrante. Entre os suspeitos presos na operação, um deles foi identificado como Ailton Antunes Diniz (47), conhecido como “Gigante”, investigado pela associação ao tráfico de drogas, além de integrar uma organização criminosa em Saboeiro. Ele também responde por receptação. Na operação, também houve a captura de Antônio Erialdo Gomes Ribeiro Júnior (18), com antecedentes por furto qualificado, tráfico de drogas e homicídio doloso.

Também foram alvos da operação, Antônio Sérgio da Silva Braga (34), com passagens por lesão corporal dolosa, tráfico de drogas e furtos qualificados; e Leandro Gomes de Castro, que já responde por tráfico de drogas. Foram presos também Washington David Adeodato Fernades (34), Márcio Roberto Olinda de Oliveira (26) e Cícero Warlesson Cosmo Carvalho (24). Durante a ação, duas mulheres também foram presas, sendo estas, Ivanir Casimiro Rodrigues (42) e Vanessa Alves da Silva (24).

Segunda edição da Operação Carcará

Em 2020, na primeira edição da Operação Carcará, a Polícia Civil cumpriu 13 mandados de prisão, além de apreender dois adolescentes, oriundos de mandados de busca e apreensão. Um flagrante por tráfico de drogas também foi lavrado. Durante a “Carcará”, foram apreendidas maconha e cocaína, uma espingarda calibre 12 e uma caixa com 12 munições.

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.

As denúncias podem ser feitas ainda para (88) 3581.0307, telefone da Delegacia Regional de Iguatu. O sigilo e o anonimato são garantidos.