Visando redução ainda maior de indicadores criminais, SSPDS deflagra Operação Cerco Fechado

13 de maio de 2021 - 18:38 # # # # #

Mesmo sob a forte chuva que caía em Fortaleza, na manhã desta quinta-feira (13), as Forças de Segurança do Ceará realizaram mais uma edição da Operação Cerco Fechado, que teve como principal foco a realização de trabalhos policiais no entorno de duas comunidades situadas na Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1) da Capital. A ofensiva tem o objetivo de reprimir os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) e os Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP). Os trabalhos policiais seguem também durante esta sexta-feira (14).

Todo o trabalho é coordenado pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), que se baseia em estatísticas criminais geradas pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp). Além das instituições vinculadas à SSPDS – Polícia Civil e Militar do Ceará – equipes da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) participaram da operação na verificação de suspeitos tornozelados. Uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS e viaturas da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) integraram as ações, que focaram na Comunidade das Quadras e na Comunidade dos Trilhos, no bairro Aldeota.

“Essa é mais uma etapa da operação Cerco Fechado, que tem um trabalho integrado da Polícia Civil e Polícia Militar, com apoio da área de inteligência da Secretaria, para realmente fechar o cerco contra o crime no Estado. Já estamos tendo todo o resultado de abordagens, capturas e outras apreensões decorrentes de todo esse esforço operacional, que começou em fevereiro e que vai seguir permanentemente”, ressalta Sandro Caron, secretário da Segurança Pública e Defesa Social.

“Essa é uma diretriz da Secretaria da Segurança. Essa operação ocorre hoje e amanhã, com diversos processos de policiamento da Polícia Militar e também com o envolvimento de equipes da Polícia Civil, além de outras equipes. Ela consiste basicamente no combate aos CVLIs, que são os homicídios, aos CVPs, que são os crimes contra o patrimônio. Consiste também na realização de barreiras e de saturações. O objetivo é contribuir com a redução dos índices e elevar a sensação de segurança dos cidadãos”, destaca o coronel comandante geral da Polícia Militar, Márcio Oliveira.

Durante as buscas, policiais civis colheram indícios importantes para a elucidação de um homicídio ocorrido na área, no início deste mês. Em paralelo à operação Cerco Fechado, a SSPDS e suas vinculadas também deflagram a Operação Apostos, no município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Também de forma integrada, trabalhos de investigação, ostensivo e preventivo ocorrem no território que integra a Área Integrada de Segurança 11.

“Temos também na data de hoje a Operação Apostos, realizada em integração com vários outros órgãos estaduais e municipais, também no esforço integrado, especificamente hoje no município de Caucaia, mas já são operações que começaram no ano passado e que vão seguir permanentemente, com foco principal em evitar que os crimes ocorram”, conclui o secretário Sandro Caron.