Em encontro no RJ, Consesp delibera pela realização de operações policiais em todo País

3 de abril de 2019 - 18:10 # # # #

 

O Estado do Ceará foi escolhido para sediar o próximo encontro do Colégio Nacional dos Secretários de Segurança Pública (Consesp) em maio próximo.

Operações policiais com abrangência em todo território nacional passarão a acontecer sob a coordenação do Colégio Nacional dos Secretários de Segurança Pública (Consesp). A decisão foi tomada durante a LXXII Reunião do Consesp, que teve início nessa terça-feira (2) e encerrou hoje (3), no Rio de Janeiro. O evento integrou a programação da LAAD Defense& Security – Feira Internacional de Defesa e Segurança, que acontece entre os dias 2 e 5 de abril. Durante o encontro, ficou definido que a próxima reunião do colegiado acontecerá, no Ceará, no final do próximo mês de maio.

Entre os assuntos debatidos, a necessidade da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) elaborar minutas de leis que tratem sobre os conselhos e fundos estaduais, que devem receber as verbas federais que serão disponibilizadas para os Estados.

O secretário André Costa destacou a importância de que sejam rapidamente definidas essas regras com os requisitos de mudanças das leis estaduais que estabelecem os fundos estaduais de segurança pública e do conselhos estaduais, para que as Unidades da Federação recebam os recursos federais para ajudar no financiamento da segurança pública. “Caso contrário, não haverá tempo hábil para que os Estados executem esses recursos e, dessa forma, teriam de ser devolvidos”, frisou.

1º dia Consesp

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, André Costa, palestrou, nessa terça-feira (2), no VII Seminário Segurança LAAD, no Riocentro, no Rio de Janeiro. O gestor realizou apresentação com o tema “Da Defesa Social à Resposta Beligerante: uso de tecnologia e estratégia no combate aos atentados no Ceará”. Também no primeiro dia do encontro, foi realizada a votação para eleição do presidente e dos vice-presidentes do colegiado. O secretário da Bahia, Maurício Teles, foi reconduzido à presidência do Consesp.

Foram definidos os nomes ainda do secretário geral, Cristiano Barbosa Sampaio (SSP-TO); do vice-presidente Região Sul, Ranolfo Vieira Junior (SSP-RS); vice-presidente Região Sudeste – General João Camilo de Campos (SSP-SP); vice-presidente Região Centro-Oeste, Anderson Gustavo Torres (SSP-DF); vice-presidente Norte, Louismar Bonates (SSP-AM); e vice-presidente Nordeste, Fábio Abreu (SSP-PI).

Vinculadas

O delegado geral da Polícia Civil do Estado Ceará (PCCE), Marcus Rattacaso; o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Cel Luís Eduardo Holanda; o perito geral da Perícia Forense do Ceará (Pefoce), Ricardo Macêdo; o superintendente da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública do Ceará (Supesp), Aloísio Lira; e o diretor de Planejamento e Gestão Interna da Polícia Militar do Ceará (PMCE), coronel José Durval Beserra Filho; também participaram de programações voltadas para cada uma das vinculadas e de discussões relacionadas ao sistema de segurança pública como um todo.