Polícia Civil realiza solenidade de entrega de medalhas em alusão ao aniversário de 209 anos

22 de maio de 2017 - 19:56

Os 209 anos da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) foram celebrados em solenidade realizada, nesta segunda-feira (22), na sede Superintendência da Polícia Civil. O evento comemorou o Dia da Polícia Civil do Estado do Ceará, festejado a cada 21 de abril, e contou com a presença de cerca de 200 servidores da instituição, como delegados, escrivães e inspetores, além de autoridades da Segurança Pública e do Governo cearense, como o titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, e a vice-governadora do Ceará, Izolda Cela.

Durante a cerimônia, a vice-governadora Izolda Cela foi agraciada com a Medalha do Mérito Policial Civil. Também foram condecorados o secretário da Segurança, André Costa; o comandante da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE), Coronel Ronaldo Mota Viana; o comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) Heraldo Maia Pacheco; o perito Geral da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Ricardo Antonio Macêdo Lima; os delegados Raimundo de Sousa Andrade Juniore Rena Gomes Moura, o escrivão Alessandro Bastos Damasceno e o inspetor Blachard Pereira Passos.“Dentro daquilo que o Governo puder e dentro da minha condição, estarei em busca de apoiar as instituições das forcas de segurança”, enfatizou Izolda Cela – uma das homenageadas. A vice-governadora parabenizou a todos e desejou força diante de todos os desafios inerentes à Polícia Civil do Ceará.

“Eu tenho feito um trabalho constante no intuito de permitir que a sociedade compreenda a importância da polícia judiciária”, destacou o gestor da SSPDS, que também parabenizou o trabalho da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD), que esteve à frente de muitas operações que culminaram em grandes apreensões. “As ações da especializada são fundamentais, uma vez que percebemos que boa parte dos CVLIs (Crimes Violentos Letais Intencionais – homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte) estão ligados aos crimes de tráfico de drogas”. Ainda em sua fala, André Costa salientou a importância da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) frente às investigações de grupos criminosos. Ele também ressaltou como é fundamental o trabalho desenvolvido de forma integrada entre a especializada e a Coordenadoria de Inteligência da SSDPS.

Durante a solenidade, o secretário também enfatizou a integração existente não só entre as vinculadas da SSPDS, mas também com forças e instituições amigas no intuito de ofertar um melhor serviço à população cearense. Como exemplo, ele citou o trabalho em conjunto com a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), no combate à poluição sonora e à perturbação do sossego alheio, e a utilização de câmeras de monitoramento do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) e da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania de Fortaleza (AMC), com tecnologia de Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR) desenvolvida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), que passarão a funcionar de forma integrada a SSPDS e esses órgãos.

De acordo com o delegado geral da Polícia Civil, datas como essa são importantes de ser celebradas para agradecer o trabalho e o empenho dos profissionais dedicados ao serviço policial. “A gente pretende aprimorar cada vez mais eventos como estepara sempre dizer muito obrigado aos nossos policiais”, concluiu.

Medalha do Mérito Policial Civil

É a condecoração de maior relevância da Polícia Civil do Estado do Ceará. Comenda através da qual o Governador do Estado, por intermédio do secretário da Segurança Pública, distingue policiais civis ou personalidades eminentes que tenham participado com valiosa cooperação para a concretização dos objetivos previstos nos planos e programas na área da segurança pública e que tenham contribuído para o engrandecimento e desenvolvimento da instituição policial civil, conforme disposições contidas na Lei nº 12.124 de 06 de julho de 1993.