Trabalho integrado resulta na captura de suspeitos da morte de travesti em Paracuru

24 de junho de 2021 - 18:56 # # # #

Com diligências ininterruptas, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e Polícia Militar do Ceará (PMCE) capturaram dois suspeitos de participação na morte de uma travesti de 29 anos, assassinada no bairro Rio Doce, na cidade Paracuru, Área Integrada de Segurança 23 (AIS 23) do Estado. Um homem foi preso e um adolescente foi apreendido na tarde dessa quarta-feira (23), um dia após o crime. Com base nas investigações, há indícios de que as condutas dos capturados tenham relação com transfobia.

As diligências foram iniciadas após o registro da morte da vítima, na manhã de terça-feira (22). Por meio de denúncias anônimas e elementos colhidos no local de crime, os policiais civis e militares encontraram Manoel Moreira Freire Neto, 22 anos, com uma passagem por furto, e um adolescente de 16 anos, com atos infracionais por roubo de veículo, receptação e porte ilegal de arma de fogo.

Conforme a delegada Sâmella Saraiva, titular da Delegacia Metropolitana de Paracuru, as investigações apontam que a vítima foi morta por transfobia. “Colhemos vestígios e depoimentos, que constataram a presença dos suspeitos no local do crime. Os dois demonstraram frieza ao falar sobre o crime, sobretudo o adolescente, que contou detalhes sobre a ação. Além disso, o corpo foi encontrado com lesões decorrentes de objetos contundente e perfurocortante, após uma discussão entre os envolvidos e a vítima”, relata.

Além da prisão e apreensão, a bicicleta da vítima, encontrada na residência do adolescente, e os calçados utilizados pela dupla foram retidos pela PCCE e serão analisados pela Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). O homem foi autuado em flagrante por homicídio qualificado pelo motivo torpe, em razão dos indícios de conduta transfóbica por parte dos investigados, e por impossibilidade de defesa da vítima. Nos mesmos termos, foi lavrado um ato infracional análogo ao homicídio em desfavor do adolescente.

As diligências são mantidas para encontrar um terceiro suspeito, de 19 anos, já identificado. A Polícia Civil vai aprofundar as investigações no intuito de reunir mais subsídios para a conclusão do inquérito policial.

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.

As denúncias também podem ser encaminhadas para o telefone ‪‪‪(88) 3344-1333, da Delegacia Metropolitana de Paracuru. O sigilo e o anonimato são garantidos.