Dia Nacional do Delegado de Polícia é celebrado em sessão solene promovida pela Alece

4 de dezembro de 2023 - 21:36 # # # #

O secretário da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Samuel Elânio, e delegados de polícia do Ceará, entre outras autoridades, participaram, na noite desta segunda-feira (04), de uma sessão solene, na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), em homenagem ao Dia Nacional do Delegado de Polícia. A data é celebrada anualmente em 3 de dezembro. O evento destacou o papel dos delegados e delegadas que compõem o quadro de servidores da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e ressaltou a importância da atuação da profissão de delegado de polícia para a sociedade.

De acordo com Samuel Elânio, os delegados vêm desempenhando investigações robustas, que fogem do amadorismo e que impressionam pela técnica. “Acredito que isso deve ser bem difundido e levado ao conhecimento de todos: o quanto temos bons profissionais de Segurança Pública, principalmente delegados e delegadas”, afirmou o secretário, que também é delegado.

Representando os delegados, o delegado-geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Márcio Gutierrez, destacou os avanços da PCCE durante a gestão. “Até o último dia do mês de novembro, nós já batemos todo o ano passado, em se tratando de prisões. No ano passado, realizamos por volta de 6.200 prisões, sejam prisões em flagrantes ou prisões decorrentes de cumprimento de mandato em operações. Neste ano, até o final de novembro, já realizamos 6.539 prisões. Então, até novembro, nós já batemos e superamos o ano de 2022 em relação às prisões”, contabilizou o delegado-geral.

Sessão solene

A sessão solene, realizada na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará em homenagem ao Dia do Delegado de Polícia, atendeu à solicitação do deputado Leonardo Pinheiro, tendo sido subscrita pelos deputados Lucinildo Frota, Felipe Mota, Sargento Reginauro e Apóstolo Luiz Henrique. A solenidade foi presidida pelo deputado estadual Moésio Loiola.

Na ocasião, o deputado Leonardo Pinheiro ressaltou a importância da atuação da profissão do delegado de polícia para a sociedade. “Para exercer essa tão importante e árdua profissão, é preciso ter formação em Direito e ser aprovado em um concurso público. Além disso, a carreira requer preparo intelectual, formação, planejamento operacional e ações de inteligência. Todo o preparo é para desempenhar um papel de grande importância na sociedade, que é de combater a criminalidade”, enfatizou.

Prestigiaram também a solenidade, o subcomandante-geral da Polícia Militar do Ceará, coronel Vinicius Vineimar; o perito geral da Perícia Forense do Estado do Ceará, Júlio Torres; o diretor-geral da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp/CE), delegado Leonardo Barreto; a delegada-geral adjunta da PCCE, Teresa Cruz e o diretor de Planejamento e Gestão Interna da PCCE, delegado Otávio Coutinho, entre outras autoridades.