Acesso Rápido

Página Inicial Notícias Polícia Civil recebe a Comenda Jana Barroso por sua relevante contribuição à luta pelos direitos das mulheres no Estado do Ceará
Qua, 06 de Dezembro de 2017 11:02

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) recebeu, na tarde de ontem (04), a Comenda Jana Barroso. A entrega da 2ª edição da referida comenda ocorreu em sessão solene, na Assembleia Legislativa do Ceará. O evento celebrou ainda os 31 anos do Conselho Cearense dos Direitos da Mulher. Ao todo, nove personalidades e entidades foram agraciadas com a homenagem. O delegado-geral da PCCE, Everardo Lima, esteve presente na sessão representando o órgão.

A PCCE recebeu a Comenda em função da sua relevante contribuição à luta pelos direitos das mulheres no Estado do Ceará. A sessão foi organizada pelo Conselho Cearense dos Direitos da Mulher e pela Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres, do Gabinete do Governador, do Governo do Estado do Ceará. A sessão fez alusão à campanha dos “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”. No Estado do Ceará, a iniciativa teve início no último dia 20 de novembro e se estende até o dia 10 de dezembro. Na ocasião, houve a entrega da Comenda Jana Barroso.

As outras oito personalidades e entidades que receberam a homenagem por serviços prestados na luta pelos direitos da mulher foram: o deputado federal Chico Lopes; a Marcha Mundial de Mulheres (MMM); a Marcha das Margaridas; a União Brasileira de Mulheres (UBM); o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher do Crato (CMDMC); a professora e militante de manifestações populares Maria Gomes Guedes; a escritora e ativista feminista Nilze Costa e Silva e Terezinha Ricardo; além da PCCE.

A campanha

A campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” tem como objetivo mobilizar a sociedade civil, organizações não governamentais e o poder público em tono do necessário enfrentamento à violência contra a mulher, pela equidade de gênero e a valorização da diversidade. Durante a mobilização, estão sendo realizadas diversas atividades, entre elas, palestras, audiências públicas, mesas de debates e seminários – entre outras atividades.

Em caráter transversal, a campanha é promovida pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Coordenadoria de Políticas para as Mulheres, em parceria com a Assembleia Legislativa, Câmara Municipal de Fortaleza, Conselho Cearense dos Direitos da Mulher, OAB Mulher, Defensoria Pública Geral do Estado, Marcha Mundial de Mulheres, União Brasileira de Mulheres, entre outras organizações.

Decembro 2017