Polícia Civil prende dupla suspeita de cometer homicídio na AIS 05

31 de outubro de 2018 - 18:49 # #

Dois homens foram presos nessa terça-feira (30), durante ação realizada pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio de equipes da 5ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). A dupla é suspeita de envolvimento em um crime de morte, registrado na última segunda-feira (29), no bairro Pan Americano, Área Integrada de Segurança 05 (AIS 05). O trabalho policial contou com o apoio de equipes do 11º Distrito Policial (DP), unidade da PCCE responsável pela região onde aconteceu o crime; e da Polícia Militar do Ceará (PMCE). Os infratores foram levados para a sede da especializada, onde foi registrado o flagrante acerca do caso.

Durante diligências realizadas com o objetivo de capturar os responsáveis pela morte de Francisco Valdenizio Dias (49) – ocorrida na noite da última segunda-feira, na Praça Mauá – os policiais da 5ª Delegacia do DHPP apuraram informações sobre a localização de um dos suspeitos. De posse do provável esconderijo, os agentes seguiram até o ponto indicado e encontraram Edjonson dos Santos Ludovino (18), com passagem pela Polícia por homicídio, crime este cometido quando ainda era menor. Segundo relatos, ele estaria entre os indivíduos que efetuaram disparos de arma de fogo no logradouro citado.

Os policiais deram prosseguimento às buscas e foram até uma residência situada no Planalto Pici, onde localizaram o segundo suspeito, identificado como Erique Ericles da Silva Costa (20), que tinha antecedentes por receptação, porte ilegal de arma de fogo, roubo e furto. A exemplo de Edjonson, ele foi apontado como um dos autores dos tiros na Praça Mauá.

Os dois foram levados para a sede do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), onde foram autuados em flagrante por homicídio e lesão corporal, este último devido a outras duas pessoas que foram lesionadas na ocasião. A Polícia Civil mantém as investigações, com o objetivo de capturar outros partícipes do crime.

Do fato

De acordo com informações da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), Francisco Valdenizio Dias (49), sem antecedentes criminais, estava na Praça Mauá, quando indivíduos armados, usando balaclavas, chegaram ao local em um veículo de cor preta e efetuaram vários disparos de arma de fogo. Francisco Valdenizio foi ferido. Ele foi socorrido até uma unidade de saúde, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. Ainda segundo a Ciops, uma segunda pessoa foi baleada. Um terceiro ferido foi encontrado por equipes do DHPP, também em uma unidade de saúde.

A Polícia Civil ressalta que a população pode contribuir com as investigações repassando informações que possam ajudar na elucidação do caso. As denúncias podem ser feitas pelo número 181, o Disque Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), para o (85) 3257-4807, do DHPP, ou ainda para o número (85) 99111-7498, que é o WhatsApp do Departamento, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem. O sigilo é garantido.