Polícia Civil desarticula esquema de clonagem de veículos e tráfico de drogas em Fortaleza

4 de julho de 2018 - 18:49 # # # #

Um esquema de clonagem de veículos e tráfico de drogas foi desarticulado pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), após um trabalho coordenado pela Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC), em Fortaleza. Foram apreendidos quase 25 quilos de drogas e vários equipamentos utilizados na fabricação de placas veiculares. Duas pessoas foram presas e três adolescentes apreendidos na ação policial ocorrida na terça-feira (26). Os detalhes foram repassados, na tarde de hoje (4), em coletiva de imprensa na sede da especializada.

Depois de apurações realizadas por policiais civis da DRFVC, uma residência foi identificada como o local onde eram realizadas as atividades ilícitas. Em diligência até lá, no bairro Pici – Área Integrada de Segurança 6 (AIS 6), a equipe encontrou o casal, Jhonatan Emanuel Saraiva Mota (26) – com passagem por roubo e crime ambiental; e Ana Carolina Sousa da Silva (21) – sem antecedentes.Com uma busca na propriedade, foram encontrados vários tijolos de maconha pesando aproximadamente 24,5 quilos, uma balança de precisão e uma prensa.

Outros materiais foram encontrados em toda a propriedade, como moldes de placas “virgens”e matrizes para a adulteração. Conforme o delegado Diego Barreto, titular da DRFVC, entre o maquinário apreendido com os criminosos, também havia uma impressora onde eram estampadas as identificações das placas que, posteriormente, eram colocadas em veículos roubados ou furtados, a fim de cloná-los.

No momento da ação, três adolescentes entraram na residência alegando que toda a droga pertencia a um grupo criminoso da região. O trio foi contido e conduzido, junto ao casal, para a delegacia da Polícia Civil. Todos responderão por tráfico de drogas e associação para o tráfico. Os maiores foram autuados por adulteração de chassi e na Lei das Organizações Criminosas.