Dceca realiza diligências acerca de novas denúncias de crimes sexuais na cidade de Itapajé

3 de julho de 2018 - 17:30 # # # #

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio da Delegacia de Combate à Exploração da Criança e Adolescente (Dceca), realizou, nesta terça-feira (3), na cidade de Itajapé – Área Integrada de Segurança 17 (AIS 17), uma ação para receber familiares e tomar ciência dos novos fatos a serem apurados sobre casos de violência contra crianças e adolescentes ocorridos na cidade. O delegado adjunto da especializada, Levy Louzada, recebeu membros da comunidade, familiares de vítimas e possíveis vítimas de abuso sexual infantil, para mais esclarecimentos sobre os casos pendentes e que estavam em andamento na cidade.

De acordo com o delegado da Dceca, a equipe da especializada foi acionada a fim de comparecer ao município de Itapajé com a finalidade de obter informações envolvendo supostos novos abusos sexuais, praticado contra as crianças também moradoras daquela localidade. “A diligência teve a finalidade também de obter informações sobre o trabalho realizado na operação “Silêncio dos Inocentes”. Diversos procedimentos foram lavrados, boletim de ocorrência e diversas guias foram expedidas a fim de que o Conselho Tutelar se dirija com as crianças para a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) para detectar materialmente vestígios da prática do possível abuso. A diligência foi salutar”, ressalta o delegado Levy Louzada.

A partir de agora, as investigações serão tratadas com a nova titular da unidade, a delegada Rogéria Neusa Costa, que assumirá a delegacia, a partir da próxima segunda-feira (9). A delegada é recém-empossada da nova turma de policiais civis e tem experiência em atuações de casos de crimes sexuais. A servidora já fazia parte dos quadros da Polícia Civil atuando como inspetora, no 31º Distrito Policial (Cumbuco) e na Coordenadoria de Inteligência (Coin) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

A nova delegada assume o cargo após a transferência do delegado André Firmino, a pedido do próprio delegado. André estava à frente das investigações sobre casos de abuso contra menores em Itapajé. Até a próxima segunda (09), o delegado titular da Delegacia Regional de Itapipoca, Alisson Gomes, está respondendo pela unidade de Itapajé.

A lotação dos novos delegados da Polícia Civil aconteceu, na manhã desta terça-feira (3), na Superintendência da Polícia Civil do Estado do Ceará, em Fortaleza. Itapajé e todas as cidades do Estado contarão com novos policias para reforçar o trabalho que já vem sendo realizado em cada unidade. O reforço de efetivo provocará readequações em delegacias, distritos e unidades especializadas, visando sempre o interesse público e a melhor prestação de serviço.