Polícia Civil incinera mais de uma tonelada de drogas apreendidas em todo o Estado

26 de junho de 2018 - 17:34 # # # # #

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD), realizou, na manhã desta terça-feira (26), a incineração de mais de uma tonelada de drogas apreendidas em ações policiais de 2010 até este ano. A queima dos entorpecentes aconteceu em uma cerâmica, situada no município de Aquiraz – Área Integrada de Segurança 13 (AIS 13) – Região Metropolitana de Fortaleza. A data foi escolhida em alusão ao Dia Internacional de Combate às Drogas, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A ação da Polícia Civil do Ceará integra a programação da Semana Nacional de Políticas sobre Drogas, que acontece no período de 19 a 26 de junho, em todo o País. “Por essa razão escolhemos a data em alusão ao evento anual tão importante para nosso trabalho. Hoje foi à primeira incineração que realizamos no ano de 2018. A previsão para a próxima destruição será daqui dois meses, assim, iremos diminuir ao máximo com todo o material ilícito encontrado atualmente em nossos depósitos”, destacou a titular da DCTC, Socorro Portela.

No total, foram queimados 1.155,66 quilos de maconha, 62.822 quilos de crack, 78.157 quilos de cocaína, 63 quilos de mineíta (pó utilizado na mistura de cocaína) e 3.526 unidades de comprimidos psicotrópicos. As drogas foram apreendidas em atuações da Polícia Civil ocorridas entre os anos de 2010 e 2018, em operações desencadeadas em Fortaleza, Região Metropolitana e boa parte do interior do Estado. Compareceu na carbonização do material, o delegado Geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Everardo Lima, a diretora da DCTD, Socorro Portela, o promotor de Justiça do Ministério Público (MP), Luiz Antonio Abrantes Pequeno, representantes da Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, além de policiais civis da unidade especializada no combate às drogas do Ceará.

Os entorpecentes fazem parte de mais de 1.500 inquéritos policiais instaurados entre 2010 até este ano. O material ilícito foi apreendido a partir de ações ocorridas nas cidades de Acopiara, Amontada, Alto Santo, Caucaia, Cariré, Cedro, Fortaleza, Forquilha, Graça, Iracema, Itapipoca, Itaitinga, Jaguaribe, Maranguape, Milagres, Ocara, Orós, Quixeré, Redenção, Russas, Tianguá, Uruburetama e Viçosa do Ceará.