Delegada da Dceca ministra palestra no 1º Seminário de Combate aos Crimes Contra a Dignidade Sexual de Crianças e Adolescentes na Unifor

23 de maio de 2018 - 17:39 # # #

A delegada da Polícia Civil do Estado do Ceará, Yasmin Ximenes Pontes, titular da Delegacia de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente (Dceca) e conselheira titular do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ceará (Cedca), participou na manhã desta quarta-feira (23), do 1 º Seminário de Combate à Exploração de Crianças e Adolescentes no Estado do Ceará, realizado no auditório da biblioteca da Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

O 1 º Seminário de Combate à Exploração de Crianças e Adolescentes no Estado do Ceará visa o debate em torno do tema, neste mês que marca ações em prol da causa. Com o objetivo de mobilizar a sociedade brasileira e convocá-la para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes, 18 de maio foi estabelecido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Autoridades ligadas ao assunto levaram suas experiências para expor na prática o que cada um vivencia em seu trabalho. Estudantes de direito e de áreas afins lotaram o auditório da Universidade para ouvir a palestra “Atuação da Dceca no combate aos crimes contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes – Prevenção e repressão”. A palestra, com duração de 40 minutos, citou casos elucidados pela delegacia especializada, além de discorrer sobre o trabalho em campo realizado pelos policias visando a proteção dos menores. A escrivã chefe da Dceca, Andrea Covas Queiroz, também participou de parte da palestra ministrada pela colega.

“Temos que estreitar os laços com a população e com as redes de proteção para enfrentar esse problema que é real, não somente no nosso Estado, como também em todo o país. Precisamos abraçar essa causa e lutarmos juntos por nossos jovens”, ressaltou a delegada Yasmin Ximines.

O seminário foi organizado pelo Centro de Ciências Jurídicas da Unifor e pela Dceca, com parceria com o programa tutorial acadêmico do curso de Direito. O evento teve o intuito de integrar os alunos a esse tipo de conhecimento e ver na prática as experiências vividas pelos profissionais que atuam na área.

18 de Maio

Por que 18 de maio? Neste dia, em 1973, a menina Araceli Cabrera Crespo, de 8 anos, de Vitória (ES), foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos. Com a repercussão do caso e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Desde então, esse se tornou o dia para que a população brasileira se una e se manifeste contra esse tipo de violência.

A melhor maneira de se combater a violência sexual contra crianças e adolescentes é a prevenção. É necessário um trabalho informativo em conjunto com pais e responsáveis, a sensibilização da população em geral e dos profissionais das áreas de educação e ciências jurídicas, com a identificação de crianças e adolescentes em situação de risco, e o acompanhamento da vítima e do agressor.

Denuncie

O combate a essa realidade exige que os casos sejam denunciados. Portanto, se souber de algum caso de violência sexual infantil, maus tratos e qualquer uso de força contra menores procure o conselho tutelar da sua região, a delegacia especializada Dceca (85) 3101.2044, a Polícia Militar pelo 190 ou ligue para o Disque Denúncia Nacional, de número 100. O sigilo é garantido.