SSPDS promove sua 1° Feira Cultural repleta de conhecimento, obras literárias e música

18 de maio de 2018 - 17:42 # # #

Lazer, cultura e troca de conhecimentos marcaram a tarde desta sexta-feira (18), durante a realização da 1ª Feira Cultural da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O evento reuniu colaboradores e colegas da segurança pública em torno das comemorações dos 21 anos do órgão cearense. Com o tema “Cultura e Segurança Pública: um encontro necessário”, o evento contou com apresentações culturais de funcionários e alunos dos colégios militares, além da exposição de obras de escritores, que são servidores da segurança pública.

A Feira Cultural da SSPDS teve a participação de representantes das forças da segurança: Polícia Militar do Ceará (PMCE), Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) e das coirmãs, Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e a Guarda Municipal de Fortaleza (GMF). Além de alunos dos colégios militares e colégios vizinhos da secretaria e amantes da literatura.

O evento contou com a participação do secretário Adjunto da SSPDS, Alexandre Ávila de Vasconcelos, que foi prestigiar os colegas e conhecer de perto as obras literárias, além de ressaltar o reconhecimento e merecimento de encontros como este, tendo como foco principal a divulgação dos trabalhos dos escritores agentes da segurança pública. O delegado Geral da Polícia Civil do Estado do Ceará, Everardo Lima, também prestigiou a primeira edição da Feira Cultural. Admirador da literatura e leitor afinco, o delegado passeou por todos os estandes e conferiu de perto os livros dos colegas, levando algumas obras de sua preferência para casa.

A quadra esportiva da SSPDS, onde foram montados estantes das editoras e livrarias, ficou repleta de conhecimento e cultura. Diversos parceiros compareceram ao espaço, como a editora e livraria Paulus, editora e livraria Paulinas, editora Premius, Livraria Leitura, editora e livraria Vozes, livraria Fortlivros, Federação Espírita – Biblioteca Chico Xavier, Biblioteca Municipal Dolor Barreira (INESP), biblioteca do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE) e a biblioteca do Serviço Social do Comércio (SESC). Dois estandes maiores e com mais destaque foram destinados aos livros dos agentes de segurança pública e às obras da Assembleia Legislativa do Ceará.

Para a aluna do 9° ano do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz, Ana Quezia (14), destacou a relevância de poder compartilhar o ambiente. “É de extrema importância esse momento de interação entre meus colegas e a força de segurança. Eu tinha muita vontade de entrar no colégio, pois sempre gostei da carreira militar. Após duas tentativas consegui uma vaga e hoje estou no meu segundo ano como aluna do Corpo de Bombeiro”. Letícia Andrade (14), também aluna do 9°ano do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros, seguiu a mesma linha de sua colega. “Acho muito importante a iniciativa da secretaria para ter um momento de lazer e entretenimento. Acho que deveria ter mais momentos como esse, para nós alunos, como também para a troca entre os formados e estudantes da área militar”.

Ao todo, foram expostas as obras de 19 autores agentes da segurança pública, são eles: coronel Adail Bessa de Queiroz, coronel Gutemberg Liberato de Andrade, coronel John Roosevelt R. de Alencar, coronel Jarbas de Almeida Botelho, coronel Francisco Austregésilo Rodrigues Lima, tenente-coronel Arlindo Medina da Cunha, tenente-coronel João Xavier de Holanda, major Marcos Augusto Lima Rocha, major Cristiano Lins de Vasconcelos, cabo Francisco Haroldo de Lima Feitosa Jr., tenente-coronel José Kilderlan Nascimento de Sousa, coronel José Ronaldo Brito, tenente-coronel Nijair Araújo Pinto, tenente-coronel Ricardo Rodrigues Catanho, major José Edir de Sousa, tenente José Luciano Viana, inspetor Clemilton da Silva Melo, agente da Polícia Federal Paulo Roberto Carvalho e o inspetor João Freire da Costa.

A animação ficou por conta das bandas das vinculadas e coirmãs. Começando as apresentações pela banda da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), em seguida, com os alunos da banda do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros. Ainda teve espaço para a apresentação da banda da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF). Encerrando a parte musical, a banda da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) tocou clássicos da música popular brasileira. O evento teve ainda o sorteio de livros, venda e doações de obras.