Feira Cultural da SSPDS traz escritores agentes de segurança pública como destaque

17 de maio de 2018 - 18:35 # # #

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) promove, na tarde desta sexta-feira (18), a 1ª Feira Cultural da SSPDS, com destaque para diversas obras criadas por escritores, que também são servidores da segurança pública. O evento contará com espaço para música, dança, som e literatura e tem como tema “Cultura e Segurança Pública: Um Encontro Necessário”. O espaço dedicado para exposições artísticas inicia a partir das 13 horas.

Por meio de livros e artigos, os autores e agentes de segurança colocaram no papel toda a experiência vivenciada em campo, em cada área específica de atuação, relatando as expertises colocadas em prática em anos de serviço. Assim, ao longo da carreira, os autores desenvolveram obras que contam histórias, memórias da vida militar e também contos e poesias. Tudo isso será apresentado em estandes espalhados na quadra esportiva da SSPDS.

Entre os convidados está o major Cristiano Lins de Vasconcelos, da Polícia Militar do Ceará (PMCE). Bacharel em Segurança Pública e em Direito e com licenciatura em Pedagogia, ele escreve sobre a sua vivência como policial militar. Dentre suas publicações, destacam-se as seguintes obras: O Ensino Policial: Trajetórias e Perspectivas (Uece, 2006) sendo esse seu texto mais querido. Estágio nos Cursos Tecnológicos: conhecendo a profissão e o profissional (Edições UFC, 2006) e Estágio Supervisionado: questões da prática profissional, (Edições UFC, 2007).

“Penso que escrever é um registro formidável que você deixa para o mundo. A partir desse momento, as pessoas podem ler e refletir sobre o que foi escrito e transformar sua realidade nos mais diversos contextos. Sinto uma alegria imensa em ter tido a oportunidade de registrar algumas das minhas experiências como policial e educador nessas obras. Parabenizo à SSPDS por ter tido a iniciativa de realizar a 1° Feira Cultural da SSPDS e, dessa forma, valorizar os servidores que escrevem”, ressalta o major Lins, que trabalha no Apoio ao Gabinete na SSPDS.

O 2º tenente do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, José Luciano Viana do Nascimento, é historiador, professor, pesquisador e fotógrafo no âmbito da carreira militar e dedica-se especialmente a falar sobre a corporação. É formado em Pedagogia, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Possui quatro obras publicadas, todas relacionadas ao CBMCE: “História do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará: dos seus primórdios aos dias atuais”, “Comandante Caminha suas Origens e Relações com o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará”, “Almanaque dos Concludentes do Curso de Habilitação de Oficiais do Quadro Administrativo do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará”, de 2016, e “Projeto Saúde Bombeiros e Sociedade: almanaque do ano 2017, do Núcleo Quintino Cunha.

O próximo autor é o tenente-coronel da Polícia Militar do Ceará (PMCE), José Kilderlan Nascimento de Sousa. Ele desenvolveu um livro como guia prático da segurança pública, através da sua experiência nas áreas da Segurança Pública, Direito e Sociologia. Possui vivencia teórica e prática nas áreas da sociologia do crime e da violência em gerenciamento de crises na condição de “negociador”. Além de ser bacharel em Segurança Pública pela Academia General Edgard Facó, é graduado em Pedagogia pela Universidade Vale do Acaraú (UVA) e bacharel em Direito pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). Outro escritor que irá expor seu talento na mostra literária é Júnior Feitosa é bacharelando em Teologia. Ele é policial militar com nove anos de carreira e também fará parte da exposição de livros da SSPDS. Ele é autor do livro digital “Amados Amantes” e “Montese”, sobre a história do bairro de Fortaleza.

Para concluir essa pequena amostra do que terá na Feira Cultural, vamos falar agora do tenente-coronel Bombeiro Militar, Ricardo Rodrigues Catanho de Sena. Ele fez obras no quesito militar e também passeia pela literatura poética. Atualmente é doutorando em Políticas Públicas, tendo sido o único aprovado nessa linha de pesquisa de Avaliação. Possui bacharelado em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar General Edgard Facó, graduação em Pedagogia pela Uece, com licenciatura plena em língua portuguesa, Defesa Civil e Socorros de Urgência pela Uece. Autor de artigos publicados nos anais da Universidade de Fortaleza e na Revista Científica Diálogos Acadêmicos. Autor de Livros na área Bombeirística Militar “101 Perguntas e Respostas sobre o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará”, editora Nelpa, A Incorporação da Defesa Civil Estadual pelo Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, editora Nelpa, A Competência Constitucional e Infraconstitucional do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará no Âmbito da Segurança Pública, editora Nelpa e também, Rascunhos Poéticos, editora Premius e Desenhos Poéticos, editora Nelpa.

Esses escritores são alguns dos nomes que farão parte da primeira edição da Feira Cultural. Um momento dedicado para o prazer da leitura e da escrita entre os agentes de segurança pública e sociedade civil. O acesso ao evento é gratuito e aberto ao público.

Serviço

1º Feira Cultural da SSPDS – Cultura e Segurança Pública: um encontro necessário
Data:18/05/2018 (sexta-feira)
Horário: das 13h às 18h