Trio que solicitava motoristas via aplicativo para cometer crimes é capturado pela Polícia Civil

16 de maio de 2018 - 19:08 # #

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio de diligências empregadas por equipes da Delegacia Metropolitana de Eusébio, capturou três suspeitos de cometerem roubos com restrição de liberdade a motoristas de aplicativos, no Eusébio, Área Integrada de Segurança 13 (AIS 13). Conforme apuração policial, um adulto e dois adolescentes solicitavam um motorista via aplicativo, rendiam a vítima com uma faca e faziam compras em lojas utilizando os cartões e as senhas das vítimas. O esquema criminoso foi desarticulado, nessa terça-feira (15), pelos policiais civis.

Investigações sobre ocorrências contra motoristas de aplicativos estavam em andamento na delegacia de Eusébio. De acordo com a Polícia Civil, as vítimas eram atraídas para realizar as corridas, mas quando chegavam no local indicado pelo solicitante via aplicativo, eles eram abordados pelo grupo. Todas as corridas tinham como origem o bairro Tamatanduba, no Eusébio, mesmo local onde os infratores moravam. Diante dos relatos, os policiais civis intensificaram as apurações que levaram a identificação do trio: Lourdniz Ribeiro Lima (20) e dois adolescentes de 15 e 16. Nenhum deles tinha passagem pela Polícia.

Após abordarem a vítima, o grupo mantinha o motorista na mira de uma faca ou colocava a vítima no compartimento de bagagem do carro. Enquanto isso, o trio usava os cartões das vítimas para comprar celulares e relógios, em lojas de centros comerciais em Fortaleza. Em uma das ações criminosas, os infratores compraram dois aparelhos celulares em uma loja de eletrônico. No dia da captura do grupo, os celulares foram apreendidos pelos policiais. Após as compras, os infratores largavam os motoristas e levavam o carro para venda. Em depoimento na delegacia, o trio confessou ter cometido, pelo menos, cinco vítimas. Dois veículos foram recuperados e já restituído aos seus proprietários.

A Polícia Civil mantém as investigações no intuito de identificar para onde os carros roubados pelo grupo eram destinados e para descobrir se os infratores fizeram outras vítimas utilizando do esquema criminoso. Lourdniz foi autuado nos crimes de receptação, associação criminosa e por corrupção de menor. Em relação aos adolescentes, foi lavrado um ato infracional análogo ao crime de receptação em desfavor deles.

A Polícia Civil orienta a população que reconhecer o grupo a buscar a delegacia e registrar o fato. As vítimas podem se dirigir até a sede da Delegacia Metropolitana de Eusébio, que fica na Avenida Eusébio de Queiroz, 4601, no Centro de Eusébio, ou ligar para o número (85) 3101-2046.