SSPDS e Secovi articulam proposta de integração de câmeras para a segurança pública

10 de maio de 2018 - 19:13 # # #

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), André Costa, se reuniu, na tarde desta quinta-feira (10), com diretores do Sindicato da Habitação do Ceará (Secovi), na sede da Pasta, no bairro São Gerardo. Os diretores do órgão apresentaram uma proposta de integração entre as câmeras de segurança de condomínios em Fortaleza e em todo o Ceará, com o sistema de monitoramento realizado pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops). Uma integração semelhante já ocorre com as câmeras de segurança dos hotéis na Avenida Beira Mar.

Estiveram presentes o diretor do Secovi, Sérgio Porto; a vice-diretora, Lílian Alves; e o conselheiro fiscal, Salim Ary. Já pela SSPDS, compareceram também o coordenador da Célula de Operações Integradas da Ciops, tenente-coronel, Teógenes Coelho; e o coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic), coronel Marcos Russo. O encontro marca a fase, ainda inicial, de um planejamento visando à integração de imagens de câmeras de monitoramento da SSPDS e uma central da Secovi.
“Nós firmaremos um termo de cooperação técnica com o sindicato e daremos toda a assessoria na parte técnica, para indicar quais tipos de câmeras deverão ser instaladas pelos condomínios que participarem. Inclusive, veremos uma sinalização para identificar essas propriedades que participarão da iniciativa, de forma que todos saberão que aquela região é monitorada pela Ciops, por meio das câmeras privadas”, destacou André Costa.

Com o acesso às imagens captadas por circuitos externos desses locais, vai permitir que a atuação policial ganhe o reforço de mais câmeras em diversos pontos da Capital, fortalecendo o trabalho da Polícia, seja ele ostensivo ou investigativo. “Ainda estamos numa fase embrionária. Mas queremos ressaltar que essa iniciativa não visa nenhum ganho financeiro. Trata-se de um serviço em prol da segurança pública”, ressaltou Sérgio Porto, diretor do Secovi. Agora, novas tratativas ocorrerão até o início de um projeto-piloto articulado entre as partes envolvidas.

“Ajustamos que será feita uma central de monitoramento, pelo sindicato, para receber essas imagens, que serão conectadas com a Ciops e também com o Sistema Policial de Indicativo de Abordagem, o Spia. Dessa forma, a gente pretende ampliar ainda mais o videomonitoramento, tornando cada vez mais a Capital e o Estado do Ceará cobertos por câmeras da segurança pública e, consequentemente, proporcionado tranquilidade à população”, finalizou Costa.