Polícia Civil do Ceará prende estelionatário paulista que atuava em território cearense

25 de abril de 2018 - 18:16 # # #

Em coletiva de imprensa, nesta quarta-feira (25), a Polícia Civil do Ceará (PCCE) divulgou uma ação do 2° Distrito Policial (DP), que resultou na prisão de um estelionatário paulista, suspeito de aplicar golpes em território cearense. A prisão aconteceu na última sexta-feira (20), no bairro Aldeota – Área Integrada de Segurança 01 (AIS 01). Em São Paulo, o suspeito já responde criminalmente por embriaguez ao volante e estelionato. Além disso, o criminoso também responde por associação criminosa por delitos cometidos na cidade de Campinas.

Danilo de Souza Paiva (31) foi preso em posse de um cheque no valor de R$ 4.972,00, que seria descontado no banco. Conforme o delegado Pedro Viana, as investigações visando capturar o suspeito, iniciaram após o registro de Boletins de Ocorrência (B.O), em que vítimas noticiavam a ação criminosa cometida pelo paulista.

Com as diligências, foi identificado que o golpe era realizado após Danilo e comparsas terem acesso aos dados cadastrais de clientes de bancos, o que permitia a emissão de documentos falsos. Em seguida, os criminosos seguiam até agências bancárias, onde conseguiam talonários de cheques mediante a apresentação de cédulas de identificação falsas.

Em seguida, o grupo falsificava a assinatura das vítimas e preenchia cheques com valores elevados, em torno de R$ 5 mil. Feito isso, o passo seguinte dos criminosos era cancelar o chip do aparelho celular da vítima, que era fornecido ao banco como contato, e habilitar outro com o mesmo número. Isso ocorria antes de um dos membros do bando descontar o cheque na boca do caixa, uma vez que o funcionário da instituição financeira sempre acionava o cliente, visando confirmar a transação.

Na ligação, outros integrantes se passavam pelo proprietário do cheque, o que concluía a ação criminosa. Danilo foi encaminhado ao 2° DP, onde foi ouvido e autuado em flagrante por estelionato e na Lei das Organizações Criminosas. Agora, a Polícia Civil cearense mantém as investigações visando identificar os demais envolvidos no esquema fraudulento.