Polícia Civil prende suspeito de planejar latrocínio de universitária

18 de abril de 2018 - 17:43 # # # # #

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) capturou o sétimo e último envolvido no latrocínio da universitária Cecília Rachel Gonçalves Moura (23). Na manhã dessa terça-feira (17), Rodrigo Barbosa de Moura (29) foi preso após se apresentar na sede da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), no bairro de Fátima. O suspeito estava foragido desde o dia do crime, ocorrido na última quinta-feira (12), no bairro Parque Manibura, Área Integrada de Segurança 7 (AIS 7). Em menos de 48 horas, outras seis pessoas foram capturadas durante as ações policias.

Conforme andamento das investigações, a equipe policial concluiu que Rodrigo, que já respondia a um crime de roubo de veículo, planejou o roubo que resultou na morte da universitária. Foi ele também que assumiu o controle do Chevrolet Prisma, cor cinza, de placas PXV-7642, no dia do crime. Devido à divulgação da foto dele e ao mandado de prisão temporária expedido contra ele, o suspeito decidiu comparecer à DHPP, junto com advogado, onde prestou depoimento e ficou preso.

Em depoimento, o suspeito confessou que escolheu a vítima por entender que seria um “alvo fácil” e que o objetivo do grupo era tomar o carro da universitária. Rodrigo revelou que Geanderson da Silva Barbosa (21), conhecido por “Magrão”, desceu do carro e abordou a vítima nas esquinas das ruas Onofre Sampaio Cavalcante e Vereador Pedro Paulo. Após disparar contra a estudante, o grupo empreendeu fuga. “O conteúdo do depoimento de Rodrigo confirma a versão apresentada pelos outros presos”, revela o diretor da DHPP, delegado Leonardo Barreto.

Com o trabalho ininterrupto das equipes policiais, foi possível obter a identificação, indicar a participação dos suspeitos e descobrir as circunstâncias do crime. Leonardo Barreto destacou que as ações em conjunto e a troca de informações entre as equipes de investigação foi fundamental para contribuir para a elucidação do caso. “Nos solidarizamos com a dor da família e amigos, fatos como esses obviamente são extremamente lamentáveis, contudo, a função constitucional da Policia Civil, essencial para a efetivação da justiça criminal, foi desempenhada com primor, de modo célere e eficaz. Identificamos e prendemos todos os envolvidos em um curto lapso temporal”, destaca o delegado. As ações policiais foram conduzidas pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e pelo 13º Distrito Policial, com apoio da Unidade Tático Operacional (UTO) e da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD).

Investigações

Para o titular do 13º Distrito Policial, delegado Hélio Marques, após a divulgação das fotos dos suspeitos, outras vítimas compareceram à delegacia para colaborar com as investigações. O delegado ressaltou que o grupo realizou outros delitos em ruas próximas ao local do crime, com a intenção de roubar os veículos e objetos pessoais das vítimas. Além disso, de acordo com os levantamentos, os suspeitos também atuavam no comércio de entorpecentes. As investigações permanecem no intuito de descobrir outros delitos praticados pelo grupo. A equipe policial também aguarda o comparecimento de outras vítimas para fazer o reconhecimento dos suspeitos.

Antecedente do suspeito

Rodrigo foi preso no dia 2 de janeiro deste ano, após roubar um carro no bairro Aerolândia e ser flagrado na posse do veículo, no bairro de Fátima. A vítima entrou em contato com a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) para incluir os dados do automóvel no serviço “S25 Provisório”, ferramenta que permite a inclusão imediata dos dados de veículos roubados ou furtados pelo 190. Em seguida, com as informações do bem roubado, os sensores do Sistema Policial de Indicativo de Abordagem (Spia) localizaram o veículo e uma composição da Polícia Militar do Ceará (PMCE) abordou o suspeito, conduziu-o à delegacia. Rodrigo foi reconhecido pela vítima e autuado em flagrante no 11º Distrito Policial por roubo. Rodrigo cumpria medida cautelar e era monitorado por tornozeleira eletrônica.

Presos do caso

Poucas horas após o latrocínio da universitária, a Polícia prendeu dois suspeitos: Antônio Honorato Pinheiro Macedo Filho (18) – antecedentes por um crime e trânsito e autuado por latrocínio, receptação e na Lei das Organizações Criminosas – e Leonardo Lima do Nascimento (21) – com passagem pela Polícia por tráfico de drogas e autuado por latrocínio, receptação e na Lei das Organizações Criminosas. No dia seguinte, outros quatros suspeitos foram capturados. São eles: Geanderson da Silva Barbosa (21), conhecido por “Magrão” e com passagem por receptação; além de Jessica Ferreira Oliveira (26), Jefferson de Sousa Rodrigues (24) e sua companheira Antonia Alexandra do Nascimento (37), os três não tinham antecedentes. Todos os suspeitos foram indiciados e responderão por latrocínio e na Lei das Organizações Criminosas.

O crime

A jovem de 23 anos trafegava em seu veículo, pela Rua Vereador Pedro Paulo, quando foi abordada pelos suspeitos, que atiraram contra o automóvel. A vítima foi lesionada na cabeça e perdeu o controle da direção, colidindo o carro contra o muro. Os infratores deixaram o local em seguida. Cecília chegou a ser socorrida para o Instituto Doutor José Frota, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito na unidade de saúde.