Diante de redução trimestral de roubos de cargas, DRFVC recupera carregamento e apreende de 80 kg de drogas

18 de abril de 2018 - 17:34 # # #

O combate ao roubo de carga no Ceará vem alcançando resultados positivos no que se refere à desarticulação de grupos criminosos e também na recuperação de carregamentos roubados. Essas ações impactam diretamente na diminuição das incidências desse tipo de crime, uma vez que os trabalhos policiais agem de forma qualitativa, inclusive apresentando prisões de criminosos com atuações interestaduais. No primeiro trimestre, o Ceará registrou uma redução de 22% nessa tipificação de crime, se comparado a 2017. Foram 91 casos no ano passado contra 71 no ano corrente. Março de 2018 foi o mês com maior redução no ano, sendo 38% a menos, com 26 casos, em comparação aos 42 roubos no mesmo período no ano passado.

Como resultado de mais uma ação bem-sucedida, a Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC) da Polícia Civil do Ceará (PCCE) divulgou, hoje (18), as apreensões de 80 quilos de drogas e a recuperação de produtos avaliados em torno de R$ 50 mil. A investida ocorreu nessa terça-feira (17). Conforme o delegado Diego Barreto, que apresentou os detalhes em coletiva de imprensa na sede da especializada, o material estava com dois suspeitos identificados por Antônio Regilando Peixoto Machado (40) e Francisco Roniele da Silva (35) – conhecido por “Pajé” e com passagens pela Polícia por tráfico de drogas e roubo.

A dupla foi localizada após diligências efetuadas pelos policiais civis na cidade de Maracanaú – Área Integrada de Segurança (AIS 12). Os agentes de segurança receberam informes sobre uma fábrica de polpas de frutas, que era utilizada para esconder mercadorias roubadas. Ao chegarem ao local, situado no Conjunto Vila Buriti, os profissionais encontraram os dois homens. Ao perceber que se tratavam de policiais civis, Francisco Roniele ainda tentou empreender fuga e foi rapidamente contido.

Quando questionados, os suspeitos alegaram que eram sócios da empresa. Mas foi após uma vistoria no interior da fábrica, mais especificamente dentro de uma câmara frigorífica, que as equipes encontraram parte de uma carga roubada composta por ferramentas industriais. Os equipamentos, que totalizavam em torno de R$ 50 mil, foram recuperados pela Polícia Civil. Já em outro compartimento do local, foram encontrados os 79,2 quilos de maconha divididos em vários tabletes. Em depoimento, a dupla disse também que era paga para guardar os materiais, mas assumiram que quem intermediava com os demais envolvidos no crime era “Pajé”.

A partir dos indícios colhidos no local, a DRFVC agora mantém as diligências visando identificar outras pessoas que integram o esquema criminoso. Os homens foram encaminhados a sede da Especializada, onde um inquérito policial, em flagrante, por tráfico de drogas e receptação foi instaurado.