Polícia Civil prende mais quatro suspeitos envolvidos na morte de universitária, totalizando seis presos

16 de abril de 2018 - 17:12 # # # # #

Ações conduzidas por equipes da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e do 13º Distrito Policial levaram às prisões de mais quatro suspeitos envolvidos, direta ou indiretamente, no latrocínio que vitimou a universitária Cecília Rachel Gonçalves Moura (23), na última quinta-feira (12). As prisões foram realizadas em menos de 48 horas após o crime, entre a noite de sexta-feira (13) e a madrugada de sábado (14), em Fortaleza, com apoio da Unidade Tático Operacional (UTO) e da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD). Os detalhes das ações policiais foram divulgados nesta segunda-feira (16), em coletiva de imprensa, na sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). No total, já são seis pessoas presas. As duas primeiras foram capturadas no mesmo dia do crime.

Para a equipe que acompanha as diligências, o caso já está elucidado, com a descoberta das circunstâncias e participação dos suspeitos definidas. Após as prisões de Antônio Honorato Pinheiro Macedo Filho (18) – antecedentes por um crime e trânsito e autuado por latrocínio, receptação e na Lei das Organizações Criminosas – e Leonardo Lima do Nascimento (21) – com passagem pela Polícia por tráfico de drogas e autuado por latrocínio, receptação e na Lei das Organizações Criminosas –, poucas horas depois do crime, no dia 12, foi possível reunir provas da participação de todos os suspeitos. Conforme apurado no decorrer das investigações, além de Honorato e Leonardo, Geanderson da Silva Barbosa (21), conhecido por “Magrão” e com passagem por receptação; e Rodrigo Barbosa de Moura (29), que tem passagem por roubo e é o único que falta ser preso pelo crime; estavam dentro do Chevrolet Prisma, de placas PXV-7642, que abordou a universitária nas esquinas entre as ruas Onofre Sampaio Cavalcante e Vereador Pedro Paulo, no Parque Manibura.

As ações ininterruptas das equipes policiais resultaram também nas prisões de “Magrão”, Jessica Ferreira Oliveira (26), Jefferson de Sousa Rodrigues (24) e sua companheira Antonia Alexandra do Nascimento (37), sem antecedentes. As diligências apontam “Magrão” como autor do disparo que atingiu a jovem. De acordo com as investigações, ele desceu do veículo, anunciou o assalto e atirou na jovem. No dia do crime, a vítima arrancou com o carro, mas foi atingida por um tiro na cabeça. Ela chegou a ser socorrida para o Instituto Doutor José Frota, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito na unidade de saúde.

Prisões

“Magrão” foi preso na casa da sogra, no bairro Itaoca (AIS 5), local para onde fugiu após o crime. Ele confessou a participação no latrocínio e revelou aos policiais que o carro, que era clonado e foi usado na ação criminosa, era utilizado para a prática criminosa na região. As apurações policiais indicam que Jefferson emprestou a arma utilizada no crime em troca da metade do arrecadado nas ações criminosas. Para a Polícia, o suspeito alugava armas para terceiros cometerem os crimes e exigia sua parte. Ele foi preso em casa, no bairro Cidade dos Funcionários (AIS 7), junto com a companheira Alexandra. No imóvel do casal, foram encontradas maconha, balança de precisão, munição de calibre 38, embalagens plásticas, um caderno com anotações de nomes e valores, além de outros apetrechos utilizados no comércio de entorpecentes. A última prisão foi a de Jessica, vizinha de “Magrão” e responsável por enviar informações sobre as ações policiais na rua onde mora para o suspeito que estava em fuga após o crime. A suspeita não tinha antecedentes criminais e sua participação em outras delitos é alvo de investigação.

As diligências continuam visando à captura do último suspeito Rodrigo Barbosa de Moura. Ele seria responsável por conduzir o automóvel, que deu cobertura ao grupo criminoso. Além de responderem por latrocínio, todos os suspeitos foram indiciados na Lei das Organizações Criminosas. Jefferson e Alexandra foram autuados ainda por tráfico e associação para o tráfico de drogas e posse irregular de arma de fogo.

Denúncias

A Polícia Civil reforça que a população pode contribuir com as investigações repassando informações que possam ajudar na localização de Rodrigo Barbosa de Moura. As denúncias podem ser feitas pelo número 181, o Disque Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), para o (85) 3257-8807, da DHPP, ou ainda para o número (85) 99111-7498, que é o Whatsapp da Divisão, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem. O sigilo é garantido.