Ações integradas entre DRFVC e PRF resultam na recuperação de carga avaliada em R$70 mil

16 de abril de 2018 - 15:58 # # #

Uma investigação da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC), desencadeada após uma ação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), resultou na recuperação de parte de uma carga de gêneros alimentícios, avaliadas em torno de 70 mil reais. As primeiras prisões ocorreram na segunda-feira (09) e os trabalhos policiais foram concluídos na tarde de ontem (11). Os detalhes foram divulgados em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (12).

Tudo iniciou na segunda-feira, quando policiais rodoviários federais abordaram um veículo de modelo Renault Sandero, no bairro Pajuçara, em Maracanaú (AIS 12). Em seu interior estavam três indivíduos, identificados por Helder Lopes da Silva (40) – conhecido por “Barão” e com passagens por roubo com restrição de liberdade e associação criminosa; Venicius Freitas de Menezes (32) – com antecedente criminal por crime de trânsito; e João Vitor Lopes da Silva (29) – sem antecedentes. Uma análise minuciosa do veículo foi realizada e os profissionais de segurança perceberam que o chassi estava adulterado. Foi então que a composição chegou à placa original do carro e encontrou um Boletim de Ocorrência (BO) por roubo, registrado em dezembro de 2017.

De acordo com o delegado Diego Barreto, dentro do automóvel foram encontrados pacotes de arroz e feijão, que os criminosos afirmaram que seriam para consumo próprio. Contudo, o trio foi conduzido à sede da DRFVC, onde após apurações da Polícia Civil, verificou-se que os alimentos pertenciam a duas cargas roubadas. O trio foi indiciado por receptação e adulteração de chassi.
Em continuidade as ações efetuadas após as três prisões, a delegacia especializada diligenciou até a cidade de Redenção (AIS 15), onde foram encontradas partes dos produtos roubados, que estavam com dois comerciantes do município. Pelo que foi apurado pelas equipes, havia um suspeito, também investigado pela Polícia Civil, que vinha oferecendo carregamentos roubados para donos de estabelecimentos comerciais da região. Com isso, os policiais chegaram ao primeiro suspeito, identificado por Guilherme Caetano da Silva (58) – com passagem por porte ilegal de arma de fogo e lesão corporal – no bairro Centro Comunitário. Ao ser indagado sobre a receptação do material, o homem confessou ter adquirido alguns fardos de arroz de outra pessoa, na segunda-feira. Com a prisão, Guilherme informou à Polícia, o local onde o material se encontrava armazenado.

Foram recuperados 2.190 pacotes. Em seguida, as diligências se estenderam até o Centro de Redenção, onde o segundo suspeito foi preso. Francisco de Assis Cunha Júnior (30) – sem antecedentes – também confessou ter comprado fardos do mesmo homem que vendeu o material para Guilherme. Assim como ocorrido na primeira captura, as equipes seguiram para outro local, onde eram mantidos os alimentos. Lá, foram apreendidos 2.400 quilos de arroz. Todo o material e dupla foram encaminhada para a DRFVC, onde foi atuada por receptação. As investigações seguem em andamento visando prender outros envolvidos no esquema criminoso.