Diretor da Dipre ministra curso e palestra em Brasília

5 de abril de 2018 - 10:21 # # #

O diretor da Divisão de Proteção ao Estudante (Dipre) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Sílvio Maia, ministrou curso e palestra, a convite da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Distrito Federal, para policiais militares da Força Nacional de todo o Brasil. A formação aconteceu entre os dias 26 a 30 de março, na Academia Nacional de Polícia (ANP), em Brasília.

Ao todo, foram formadas seis turmas, cada uma com 40 alunos, com a temática Isolamento e Preservação de Local de Crime. O curso foi divido em duas etapas: a teórica, em sala de aula, e a prática, onde foi criado um local de crime hipotético. Para encenar e estudar o caso como verídico, foram espalhados vestígios no local de crime, como sangue, utensílios domésticos e roupas, para criar uma história real de crime. Nessa simulação, acontece tanto a entrada tática dos policiais como também a preservação da Polícia Militar.

Alguns dos policias foram escolhidos para serem atores, na hora da encenação do local de crime. Colocando cada polícia na sua área de trabalho: Polícia Militar, Polícia Civil investigativa, aquela que vai constituir o inquérito policial e a perícia. Na prática do curso, foram feitas as catalogações dos vestígios. Toda a temática foi feita em sala de aula simulando o que aconteceria na realidade.

Também na aula prática foram simulados testes de datiloscopia, de coleta de digitais e relevações dessas digitais com reagentes químicos apropriados. Foram feitos estudos de hematologia forense, que é o estudo do sangue no crime, fazendo com que os alunos se familiarizem com o que vão encarar em campo.

Nos dois últimos dias em Brasília, o diretor da Dipre, palestrou para todas as turmas de policiais militares sobre Balística Forense. Encerrando assim, seus ensinamentos para os alunos da Academia Nacional de Polícia (ANP).