Alunos do curso de formação da Polícia Civil iniciam estágio operacional supervisionado

4 de abril de 2018 - 18:22 # #

Na reta final do curso de formação para ingresso na Polícia Civil do Ceará, os alunos dos cursos de delegado, escrivão e inspetor, em capacitação na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), iniciam esta semana o período de estágio operacional supervisionado.

A atividade, que faz parte da matriz curricular do curso, será realizada nas principais delegacias da Capital e Região Metropolitana e visa apresentar ao futuro profissional de segurança pública o dia a dia da Instituição Polícia Civil, familiarizando-o com as rotinas administrativas, operacionais e demais procedimentos das funções de Polícia Judiciária.

“Esse é o momento em que há uma possibilidade de se testar, ou visualizar na prática os conhecimentos que são repassados para os alunos aqui durante o curso de formação profissional. Então eles vêem aqui todo um arcabouço teórico e agora tem a oportunidade de visitarem esses locais, de estabelecer um contato direto com os gestores desses locais, daqueles que implementam as operações e a partir desse contato obter um conhecimento bem mais aproximado da realidade que eles enfrentarão durante a sua atividade policial”, explica o diretor da Aesp, Juarez Gomes Nunes Junior.

O seminário de abertura dos estágios aconteceu na manhã desta quarta-feira (04), no Teatro RioMar e reuniu cerca de 700 alunos. Na ocasião, o delegado Pedro Viana Lima Junior apresentou o organograma da Polícia Civil cearense e explicou como os departamentos e divisões operam no Estado. As diretrizes, escalas e orientações dos estágios também foram repassadas.

Presente no evento, o delegado geral adjunto da Polícia Civil do Ceará, Marcus Rattacaso, destacou a importância do período de estágio para a formação do novo policial civil. “A gente precisa ter uma vivência para que possamos tratar certos assuntos que não terminam entre si, que não se engessam entre si, simplesmente na letra fria e pura do código penal. E essa vivência, essa maturidade que vocês precisam obter nesse estágio inicialmente e nos três anos seguintes, exatamente no período do probatório”, pontuou o delegado.

O curso de formação da Polícia Civil iniciou em janeiro deste ano e previsão de conclusão ainda neste mês de abril.

Fotos: Leandro Freire (Ascom Aesp)